Cuiabá, Terça-Feira, 9 de Setembro de 2025
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
09.09.2025 | 09h54 Tamanho do texto A- A+

MT Ciências recebe mais de 2.500 visitantes em passagem pelo Vale do Araguaia

Durante a passagem, foram realizados mais de 2.500 atendimentos nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia

Carreta do circuito itinerante conta espaços temáticos e interativos

Carreta do circuito itinerante conta espaços temáticos e interativos

DA REDAÇÃO

O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências), projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), esteve na região do Vale do Araguaia entre os dias 1 e 5 de setembro.

 

Durante a passagem, foram realizados mais de 2.500 atendimentos nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

 

Em Barra do Garças, o projeto integrou a programação da Mostra de Cursos, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em dois dias de realização do evento, o MT Ciências recebeu 2.019 visitantes.

 

Em Pontal do Araguaia, a equipe participou do Mutirão da Cidadania, realizado no Parque Turístico dos Garimpeiros. Na ocasião, foram realizados 513 atendimentos. Totalizando um número total de 2.532 visitantes entre as duas cidades.

 

“Nós ficamos muito felizes com a presença da população, da comunidade escolar e até de autoridades. O secretário Allan Kardec está conseguindo de fato, através do MT Ciências, levar aos municípios de Mato Grosso a popularização da ciência, tecnologia e inovação”, afirmou a servidora e colaboradora do projeto Kassiana Galli.

 

Os cidadãos puderam conferir a estrutura itinerante composta por uma carreta adaptada com quatro salas temáticas, duas tendas infláveis e um planetário digital. Ao todo, são 32 instalações que unem ciência, tecnologia e cultura em experiências imersivas.

 

Os espaços temáticos apresentam desde a vasta biodiversidade mato-grossense até fenômenos da luz. O circuito ainda leva kits de robótica, impressoras 3D, drones e óculos de realidade virtual, conectando o aprendizado escolar a tecnologias do presente e do futuro.

 

No ano passado, o MT Ciências visitou 39 cidades e 124 escolas com um total de 21.176 atendimentos. Em 2025, o circuito já passou por municípios como Tangará da Serra, Confresa, Rondonópolis, entre outros.

 

A próxima parada será em Sinop, de 9 a 12 de setembro, durante a Semana de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Outras prefeituras, escolas, instituições públicas e privadas de Mato Grosso podem solicitar a presença do MT Ciências em eventos através de ofício a ser enviado à Seciteci.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia