Cuiabá, Quinta-Feira, 3 de Julho de 2025
GESTÃO HOSPITALAR
25.08.2017 | 17h30 Tamanho do texto A- A+

Novo conceito de experiência do paciente é alicerce de boas práticas

Muito se engana quem pensa que experiência do paciente é apenas sinônimo de satisfação

Jocil Serra

Hospital Santa Rosa realizou recentemente seu primeiro Workshop de Experiência do Paciente

Hospital Santa Rosa realizou recentemente seu primeiro Workshop de Experiência do Paciente

DA ASSESSORIA

Você chega na instituição de saúde e é recepcionado com atenção e cordialidade. Isto, em um ambiente devidamente iluminado, limpo, sinalizado, com temperaturas adequadas e uma comunicação que valoriza a empatia. Esse primeiro instante – que pode parecer simples – já diz muito sobre algo que permeia todos os níveis de atendimento dentro de um hospital e é foco na assistência na saúde: a experiência do paciente.  

 

Segundo o Beryl Institute, comunidade global referência sobre o tema, a experiência do paciente é a somatória de “todas as interações, moldadas pela cultura da organização, que influenciam a percepção do paciente por meio da continuidade do cuidado”. Ou seja, ela é verificada em todas as interações pelas quais o paciente passa no ambiente hospitalar. Traçar estratégias, práticas e processos para aprimorá-la tem se tornado um desafio para as instituições por todo o país.   

 

Conforme explica a especialista em atenção centrada no paciente Kelly Rodrigues, a experiência do paciente está emergindo com uma chave – senão a principal – diferenciadora em saúde.

 

“Buscar conhecimento sobre o tema e alinhá-lo com todo o público é um passo muito importante para as instituições. Isto demonstra uma preocupação tanto com a inovação quanto com a entrega de valores ao paciente, bem como no que diz respeito aos seus colaboradores”, ressalta.  

Queremos estar sempre proporcionando um atendimento personalizado e um melhor acolhimento

 

Kelly complementa que muito se engana quem pensa que experiência do paciente é apenas sinônimo de satisfação. “Precisamos entender que ela é muito mais abrangente. A experiência do paciente engloba tudo que ele vivenciou no ambiente hospitalar – desde o momento em que entrou ali até seu desfecho clínico. Da mesma forma, deve-se levar em conta se esta jornada foi com segurança, confiança, qualidade e de uma boa forma, entre outros fatores”, enfatiza. 

 

Engajamento da equipe

 

Se a experiência humana reforça o princípio fundamental de tal parceria, ela traz consigo as experiências daqueles que recebem o cuidado, bem como daqueles que o entregam e de todos que os apoiam. Afinal, são seres humanos interagindo – e cuidando – de seres humanos. Inclusive, a especialista destaca que é possível mudar uma experiência e que esta é uma responsabilidade coletiva de toda a equipe da organização.

 

“É essencial que todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura da experiência do paciente para entenderem o que podem fazer de melhor por eles, pois não existe serviço de saúde no mundo que tenha um impacto tão grande quanto o hospitalar. Normalmente, as pessoas não vão utilizá-lo porque querem. Mas, porque precisam. Da mesma forma, essas pessoas costumam estar fragilizadas. Às vezes, o que muitos necessitam é de um conforto. Um apoio”, comenta Kelly.  

 

Primeiro passo

 

Em Mato Grosso, este compromisso com a experiência, bem como com as ações necessárias para garantir que o paciente permaneça no cerne dos cuidados de saúde, foi assumido pelo Hospital Santa Rosa. Inclusive, a instituição realizou recentemente seu primeiro Workshop de Experiência do Paciente. 

 

De acordo com o diretor médico do Hospital Santa Rosa e coordenador do Programa de Residência da Instituição, Cervantes Caporossi, ter o paciente como centro de todo processo é primordial. “Queremos estar sempre proporcionando um atendimento personalizado e um melhor acolhimento. Este workshop, por exemplo, não é o destino. Mas, sim, parte de uma jornada que requer reflexão e novos insights. A excelência já preconizada em nossa cultura organizacional”, pondera. 

 

Pensamento reiterado pela gerente de práticas assistenciais do Santa Rosa, Amanda Greipel, que ressalta que este é um movimento que permeia todo o país e deve ser multiplicado na instituição. “Vamos replicar este aprendizado, implantar várias ações, ferramentas e modelos diferentes de trabalho. Tudo isso, para atender nosso ator principal: o paciente. Queremos enxergar o que ele vive no hospital sob sua ótica para proporcionar o que tanto almeja e fazer a diferença”, reflete.  

 

A gerente de planejamento e operações, Karina Ferreira Sartori, complementa que para tal objetivo toda a “equipe participará do processo – administrativo e assistencial”. Vale ressaltar que estudos apontam que reforçar o cuidado centrado no paciente tendo como foco a experiência pode desencadear, até mesmo, resultados clínico positivos. 

 

Acreditação

 

O Santa Rosa é o único hospital do Centro-Oeste certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia