Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
MODERNIZAÇÃO
05.07.2014 | 09h03 Tamanho do texto A- A+

Novo elevador começa a funcionar no Pronto-Socorro de Cuiabá

Revitalização no hospital levou quase 80 dias

Tony Ribeiro/MidiaNews

Ilustração

DA REDAÇÃO
Depois de 78 dias em reforma, um dos novos elevadores do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá começou a funcionar na tarde dessa quinta-feira (03). O outro elevador, que ainda passará pela mesma reforma, deverá ser entregue nos próximos 20 dias. Os dois aparelhos estão passando por um processo de revitalização, realizado pela empresa Elevamat - Conservadora de Elevadores Ltda, que assinou contrato em abril com a Secretaria Municipal de Saúde. O prazo inicial estimado para a realização dos serviços era de 150 dias.

O processo de revitalização teve início no dia 16 abril deste ano, depois que os dois aparelhos apresentaram problemas mecânicos e, por serem antigos, não havia como realizar manutenção dos mesmos. O diretor-administrativo da empresa Elevamat, Geraldo Barbacena, explicou que não havia também como fazer a troca dos aparelhos, pois além de gerar mais custos seria inviável por ser dentro de um hospital. "Teríamos que parar o Pronto-Socorro e isso não é possível. Além de que haveria a necessidade da realização de uma obra civil, fazer novos poços para adequar ao tamanho dos novos elevadores. E o custo seria quase três meses maior. Para trocar os dois elevadores e toda a parte de obra custaria em torno de R$ 600 mil, sendo que a renovação ficou em torno de R$ 240 mil”, completou.

Toda a estrutura de caixa e porta do elevador foi trocada, sendo aproveitados apenas os motores e as máquinas de tração. Além disso, o mostrador de andares é de led e na porta também foi instalada uma placa informando o andar em braile, assim como no interior, junto as teclas. Os andares também são indicados por audio, no interior dos elevadores.

O novo elevador estará funcionando juntamente com o outro aparelho, que ainda não foi reformado, por aproximadamente uma semana, até que todos os ajustes sejam feitos. Após este prazo, apenas um elevador (novo) irá funcionar para que o outro também passe pelo mesmo processo de revitalização. "Com a conclusão dos dois aparelhos, nós também faremos um revitalização na parte externa dos elevadores, na parede, para que o quadro fique completo", ressaltou Barbacena.

Para o secretário de Saúde, Werley Peres, a revitalização dos elevadores é uma vitória da população e, melhorar o serviço prestado é uma obrigação do setor público. "Esta medida que adotamos de revitalizar os elevadores irá resolver de uma vez por todas os problemas que tínhamos em relação ao maquinário. Não é uma medida paliativa, é definitiva. E estamos procurando melhorar o atendimento prestado, pois quem está no Pronto-Socorro já está sofrendo por algum motivo. Então temos que tentar, ao menos, dar mais conforto a essas pessoas. É nossa obrigação", pontuou.

Peres ressaltou que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado com afinco para melhorar a qualidade dos serviços que são prestados de uma forma geral nas unidades de saúde pública. "Estamos entregando estes elevadores bem antes do prazo estimado. E não é só no Pronto-Socorro que temos trabalhado para melhor atender a população. Estamos com reformas em unidades básicas, já entregamos algumas, estamos em processo de reforma de policlínicas. A do Coxipó já passou por uma intervenção assim como a do Verdão. Algumas vezes o processo burocrático nos impede de ser mais céleres, mas estamos fazendo o possível para realizarmos os serviços com rapidez e qualidade", concluiu.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia