A Rodoviária Novo Rio poderá ter que sair do bairro de Santo Cristo, onde está desde 1965, para dar lugar a mudanças que vão melhorar o trânsito no local como parte do projeto Porto Maravilha, de revitalização da Zona Portuária do Rio. O prefeito Eduardo Paes confirma que há um estudo a respeito junto com o governo do Estado para um projeto futuro. Para ele, o melhor lugar para a nova Rodoviária Novo Rio seria em Irajá, no subúrbio, num terreno do Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (Dnit), vizinho ao Trevo das Margaridas.
"O novo local ainda está sendo estudado, mas, no momento Irajá é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção", disse Paes.
Procurada pelo G1, a assessoria do governo do estado informou que "a proposta da prefeitura será analisada em conjunto com o governo do estado. O projeto resultante dos estudos levará em conta o transporte intermunicipal de forma que não haja prejuízo para os usuários".
Pelo projeto de revitalização da Zona Portuária, previsto na Lei 101/2009, do Elevado do Gasômetro sairão duas rampas em direção a Santo Cristo, "na altura da atual rodoviária".
O prefeito disse que a cidade precisa de uma rodoviária mais central, com uma rede de transporte que leve as pessoas para todos os lugares da cidade.
"Com os BRTs sendo implantados, com reforço no trem e no metrô, teremos todas as condições", explicou.
Paes deu um exemplo: quem vem de São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra, e quer ir para a Zona Norte do Rio, chega à Rodoviária Novo Rio e tem que voltar; assim como quem pretende ir para a Barra da Tijuca. Para o prefeito, o terreno do Dnit poderia abrigar um grande projeto.
"É um belo terreno, daria para fazer um super-rodoviária, uma superintegração dos BRTs. O ideal é que os ônibus que vierem da Região Metropolitana e de outra áreas da cidade todos se integrem ali. E dali todo mundo chegue de BRT no Centro".
Qualificação do transporte
Para o prefeito, o projeto de retirada da rodoviária ajuda na revitalização da Zona Portuária, mas é, antes de tudo, uma iniciativa voltada para a melhoria do trânsito na cidade, completando as obras que devem trazer as novas vias Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, de corredores de ônibus expressos.
"Seria inclusive uma concessão a ser feita pelo Estado, que é quem tem a responsabilidade de conceder serviços rodoviários intermunicipais e interestaduais. Esse estudo está sendo feito em parceria entre a prefeitura e o estado", disse Paes.
Segundo o projeto de revitalização da Zona Portuária, a área da rodoviária terá gabarito de 150 metros e construção de até 50 pavimentos.
Reforma recente
Em 2009, a Rodoviária Novo Rio ganhou lojas e praça de alimentação após reforma que custou R$ 17 milhões e durou dois meses. O terminal ficou com ares de shopping Center. A reforma incluiu melhorias nos guichês, nas plataformas, na sinalização e no sistema de segurança, que passou a ter 53 câmeras.
O consórcio que administra a rodoviária enviou uma nota sobre o estudo da prefeitura. Eles afirmam que desde o início de operação e gestão do terminal, destinou um investimento da ordem de R$ 50 milhões em melhorias nas instalações, tecnologia e nos serviços prestados aos usuários. Além das obras previstas no contrato de concessão, foram realizadas melhorias não-contratuais, na primeira fase do projeto de revitalização do terminal, entregue em novembro de 2009.
O consórcio também informou que a posição do terminal rodoviário Novo Rio (próximo ao Centro empresarial da cidade, equidistante dos bairros do município do RJ e as principais vias de acesso as rodovias como Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói) é estratégica e desenvolveu projeto para utilização de todo o potencial construtivo da área, "considerando ainda a ampla integração dos modais em consonância com a mudança do sistema viário da região. Dessa forma, além de integrar o atual espaço do terminal com o Porto Maravilha, o projeto contemplará a implantação das edificações previstas na Lei Complementar."
Segundo afirmou o consórcio, a Rodoviária Novo Rio, em seu atual local, "tem sido exemplo bem sucedido de concessão estadual à iniciativa privada, tendo propiciado inúmeros benefícios a população, ao receptivo turístico e ao desenvolvimento econômico da região, e portanto, significando excelente opção no transporte e serviços 24h ao grande fluxo de pessoas visando principalmente a Copa do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016".
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1 Comentário(s).
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julio marcelino 18.06.11 22h48 | ||||
esse prefeito e uma piada nao entende nada de viajar no transito carioca | ||||
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