O cenário artístico de Cuiabá se prepara para um marco significativo com o lançamento do Toró Visual, projeto voltado à formação, capacitação e exposição de artistas visuais.
Nos meses de setembro e outubro, a iniciativa promete incentivar novos talentos e ampliar o público da cidade. O projeto é conduzido por quatro profissionais experientes: Maurilia Valderez, Ludmila Brandão, Fred Gustavos e Cândida Ferreira. As inscrições para o primeiro ciclo já estão abertas (confira os formulários abaixo).
Conforme revelado por Fred, o objetivo do Toró Visual é fomentar a pesquisa, a formação e a produção artística, promovendo o desenvolvimento crítico e criativo dos artistas, estimulando a troca de conhecimentos e a interação com o público, além de revitalizar espaços culturais históricos.
“As atividades incluem quatro ocupações formativas distribuídas em importantes pontos culturais de Cuiabá, a sede do Paratudo Artes (na Praça da Mandioca) no Ateliê LudBran Cerâmica, o MISC – Museu da Imagem e do Som e a Casa Cultural Biosfera. O projeto foi idealizado pelo coletivo Paratudo Artes, que após cinco anos de atuação identificou a necessidade de mais incentivos à produção, formação e exposição de jovens artistas”, explicou Fred.
O Toró Visual é destinado a artistas visuais de diversas linguagens, incluindo fotografia, escultura, ilustração, pintura e cerâmica, atendendo tanto iniciantes quanto profissionais. As inscrições estão abertas para maiores de 18 anos interessados em explorar a experimentação material e a criação artística. O projeto tem compromisso com a inclusão, priorizando jovens artistas de baixa renda ou residentes em áreas periféricas de Cuiabá.
A acessibilidade também é uma prioridade: a exposição final contará com intérpretes de Libras para pessoas com deficiência auditiva e visitas direcionadas a cegos e idosos, promovendo um diálogo amplo entre artistas e comunidade.
Oficinas e facilitadores
O projeto reúne quatro facilitadores, cada um abordando uma perspectiva distinta da produção artística, com grupos de estudo em cerâmica, filosofia da imagem contemporânea, fotografia híbrida e afetiva, e literatura no processo criativo divididos em 2 ciclos:
Ciclo I - Setembro
· Maurilia Valderez conduzirá a oficina "Ruidologias", uma provocação filosófica sobre criatividade nas artes, abordando questões sociais, ambientais e climáticas e o papel da arte na ressignificação de paradigmas. Se inscreva clicando aqui (https://docs.google.com/forms/d/17XOpddpshR5EjB6ELCNVlHHWYsZh1AbXNYksXc7rzU0/preview?edit_requested=true).
·Ludmila Brandão ministrará "Modos de Ver e Sentir", expandindo o campo visual e explorando outros sentidos por meio da modelagem em barro. Se inscreva clicando aqui (https://docs.google.com/forms/d/1OQntilXWqzo8-XW_CubREVX4OeB_lL1AT3rwXPDRPBk/preview?edit_requested=true#settings).
Ciclo II - Outubro
· Cândida Ferreira realizará a oficina "Ler e Fazer Ver", propondo a criação de obras visuais a partir de conceitos literários, explorando narrativas, representação e conceptualismo.
· Fred Gustavos apresentará "Fotos & Afetos", explorando a fotografia como meio, fim e recomeço criativo, utilizando processos híbridos e expandidos da imagem.
Ao todo, cerca de 60 artistas de Cuiabá serão beneficiados diretamente, adquirindo novas perspectivas sobre suas práticas artísticas e habilidades para apresentar e divulgar seus trabalhos.
A grande exposição Toró Visual
O projeto será encerrado com uma exposição, com curadoria de Quise Brito, exibindo os trabalhos produzidos durante as oficinas e mentorias. A mostra proporcionará visibilidade e reconhecimento aos artistas, abrindo oportunidades de inserção no mercado de arte.
A exposição contará com vernissage, bate-papos com artistas e mentores, além de visitas guiadas.
Serviço
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|