A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) instalou dois equipamentos de monitoramento eletrônico nas avenidas Professora Edna Affi (popular Avenida das Torres) e na Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como Lavapés.
Segundo a Pasta, a instalação atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE).
Na avenida das Torres, o equipamento fica próximo ao Armazém Mamur. A lombada eletrônica foi instalada nos dois sentidos da via e vai monitorar a velocidade permitida, que é de 40km.
Já na Lavapés, o equipamento está próximo ao Shopping Goiabeiras. Lá, os motoristas deverão ficar atentos para não parar sobre a faixa de pedestre, não avançar o sinal e trafegar dentro da velocidade permitida, que é de 50km.
Os instrumentos de fiscalização somente entrarão em operação (com a emissão de notificações) a partir do dia 15 de junho.
No período de adaptação, os motoristas que passarem por esses pontos e cometerem infrações de trânsito irão receber apenas uma notificação orientativa.
A instalação dos equipamentos de monitoramento está sendo efetivada após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito.
Integram essa comissão, a Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
“Cabe ressaltar que o excesso de velocidade é principal fator de risco encontrado em acidentes com vítimas fatais no município. Naquelas vias que já possuem a fiscalização eletrônica, nota-se que houve uma diminuição média de 38% no índices de acidentes, consequentemente diminuindo também a mortalidade”, destacou o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego.
No total, a Capital conta com 49 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
1 Comentário(s).
|
Lisandro Peixoto Filho 15.05.23 20h53 | ||||
Não contrário ao controle de velocidade, devido finalidade principal, evitar acidentes. Hoje pela cidade transitam livres de qualquer controle veículos “Fora de Estrada, assim como carga e descarga a qualquer hora. Quanto a multas parece a destinação do arrecado não destinado a manutenção das vias. Visto vias pela cidade sem manutenção de qualidade, sem sinalizações e marcações verticais e horizontais adequadas, assim como o rolamento cheios de buracos devido asfaltamento de péssima qualidade. Trânsito de Cuiaba principalmente pela Perimetral, Elevados Ponte Sérgio Mota e UFMT, está um caos, causa oriunda de Obras mal planejadas. Fazer elevados sobre rotatórias com travessia direto, é jogar dinheiro fora. Está na hora de colocarem o tico e teco para trabalharem, fechando rotatórias, substituindo por retornos. Av. Beira Rio um bom exemplo até construção da Rotatória da Ponte Sérgio Mota, que não alterado com construção do elevado. | ||||
|