Cuiabá, Sábado, 4 de Outubro de 2025
“PRESENTE”
15.05.2023 | 17h15 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura instala novos radares e multas começam em junho

Pardal está próximo do Shopping Goiabeiras e motoristas não podem ultrapassar os 50km

Divulgação/Semob

A avenida José Monteiro de Figueiredo, antiga Lavapés

A avenida José Monteiro de Figueiredo, antiga Lavapés

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) instalou dois equipamentos de monitoramento eletrônico nas avenidas Professora Edna Affi (popular Avenida das Torres) e na Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como Lavapés.

 

Segundo a Pasta, a instalação atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE).

 

Na avenida das Torres, o equipamento fica próximo ao Armazém Mamur. A lombada eletrônica foi instalada nos dois sentidos da via e vai monitorar a velocidade permitida, que é de 40km.

 

Já na Lavapés, o equipamento está próximo ao Shopping Goiabeiras. Lá, os motoristas deverão ficar atentos para não parar sobre a faixa de pedestre, não avançar o sinal e trafegar dentro da velocidade permitida, que é de 50km.

 

Os instrumentos de fiscalização somente entrarão em operação (com a emissão de notificações) a partir do dia 15 de junho.

 

No período de adaptação, os motoristas que passarem por esses pontos e cometerem infrações de trânsito irão receber apenas uma notificação orientativa.

 

A instalação dos equipamentos de monitoramento está sendo efetivada após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito.

 

Integram essa comissão, a Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

 

“Cabe ressaltar que o excesso de velocidade é principal fator de risco encontrado em acidentes com vítimas fatais no município. Naquelas vias que já possuem a fiscalização eletrônica, nota-se que houve uma diminuição média de 38% no índices de acidentes, consequentemente diminuindo também a mortalidade”, destacou o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego.

 

No total, a Capital conta com 49 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Lisandro Peixoto Filho  15.05.23 20h53
Não contrário ao controle de velocidade, devido finalidade principal, evitar acidentes. Hoje pela cidade transitam livres de qualquer controle veículos “Fora de Estrada, assim como carga e descarga a qualquer hora. Quanto a multas parece a destinação do arrecado não destinado a manutenção das vias. Visto vias pela cidade sem manutenção de qualidade, sem sinalizações e marcações verticais e horizontais adequadas, assim como o rolamento cheios de buracos devido asfaltamento de péssima qualidade. Trânsito de Cuiaba principalmente pela Perimetral, Elevados Ponte Sérgio Mota e UFMT, está um caos, causa oriunda de Obras mal planejadas. Fazer elevados sobre rotatórias com travessia direto, é jogar dinheiro fora. Está na hora de colocarem o tico e teco para trabalharem, fechando rotatórias, substituindo por retornos. Av. Beira Rio um bom exemplo até construção da Rotatória da Ponte Sérgio Mota, que não alterado com construção do elevado.
10
0