Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
FISCALIZAÇÃO
19.08.2015 | 08h05 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura irá instalar 24 novos radares até setembro

Quatro avenidas da Capital receberão novos aparelhos de fiscalização eletrônica

Bruno Cidade/MidiaNews

Novos aparelhos de fiscalização eletrônica ficarão em quatro avenidas da Capital

Novos aparelhos de fiscalização eletrônica ficarão em quatro avenidas da Capital

VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO
Os novos radares de Cuiabá serão implantados a partir deste mês, nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e Edna Affi (das Torres).

Serão implantados 24 novos radares nas avenidas da capital, até o mês de setembro. Após todos os dispositivos eletrônicos de fiscalização serem instalados, haverá um período de 15 dias para que os motoristas fiquem cientes da mudança.

As vias para os novos aparelhos de fiscalização foram escolhidas em razão do grande fluxo de veículos, segundo informou o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Thiago França.

“Os pontos de fiscalização eletrônica serão implantados nos principais corredores de Cuiabá, pontos onde possuem maiores índices de violência no trânsito”, disse.

A Prefeitura está aguardando aferição do Inmetro sobre os aparelhos para que possa iniciar as implantações.

“O objetivo principal do radar é salvar vidas. É um instrumento que existe desde 1990 e é referência mundial. Cuiabá era uma das poucas capitais que não possuía radares”, afirmou Franca.

O secretário afirmou que o número de acidentes em Cuiabá foi reduzido após a implantação dos aparelhos eletrônicos de fiscalização.

França negou que o objetivo das implantações seja somente atribuir punição aos motoristas que transitam de maneira errada pelas avenidas de Cuiabá.

“O principal objetivo da fiscalização não é punir os motoristas, mas, sim, salvar vidas e evitar acidentes”, observou.

Bruno Cidade/MidiaNews

Motoristas terão prazo de 15 dias, após implantação, para se adaptarem aos novos radares


Multas

Conforme o secretário, até a primeira semana de julho, quase 180 mil motoristas foram multados por excesso de velocidade nas vias que possuem radares, na Capital.

Ainda de acordo com França, a aplicação de multas serão intensificadas com a chegada de 30 talonários eletrônicos.

A intenção é de que, até o fim do ano, tudo esteja funcionando corretamente.

Radares

Atualmente, Cuiabá conta com 11 radares em locais fixos, nove para registro de avanço semafórico e duas lombadas eletrônicas.

Os radares fixos estão localizados na Avenida Miguel Sutil, Beira Rio e República do Líbano.

Os radares para avanço semafórico estão localizados nas avenidas Isaac Póvoas, Tancredo Neves, Getúlio Vargas, General Mello e Marechal Deodoro e nas ruas Barão de Melgaço e Comandante Costa.

As lombadas eletrônicas estão localizadas nas avenidas Beira Rio, próximo ao Parque de Exposições Jonas Pinheiro (Acrimat), e Mato Grosso, próximo à Escola Estadual Presidente Médici.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
21 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Aerton  20.08.15 08h08
Eu acho que ao invés de colocar radares eles deveriam sinalizar melhor as vias viárias no centro da cidade principalmente a avenida do CPA e a da Prainha. Também não sei para que colocaram radares na avenida Fernando Correa da Costa porque ali qualquer horário do dia o trânsito não anda vai fica mais pior ainda com esses radares.
7
3
Ademir  20.08.15 07h35
Devia ter uma Lei saindo da Câmara dos Vereadores que todo dinheiro arrecadado com as multas de trânsito municipal e destes radares sejam revertido em completo para melhorar a sinalização, as trocas dos semáforos, as sinalizações verticais e horizontais, educação no trânsito, tudo revertido para melhorar o trânsito caótico na capital Cuiabá.
9
1
Engº Nelson Lins  19.08.15 15h38
Está na cara que a Prefeitura visa somente arrecadar recursos a nossas custas. Colocação de lombadas físicas devidamente sinalizadas é tão eficiente quanto as eletrônicas e de custo muito menor. Com o dinheiro público gasto na aquisição e manutenção desses caríssimos equipamentos, a Prefeitura poderia investir na sinalização, na limpeza e no cumprimento da Lei que obrigam que os gestores públicos a investirem nas adequações dos logradouros públicos para atender os cidadãos PNE's (portadores de necessidades especiais).
21
12
Leandro Alves  19.08.15 15h11
Engraçado, falar em abrir concurso ninguem fala ou se quer colocar passarelas, quebra-molas, faixas de pedestre, treinamento com os amarelinhos para aprenderem a abordarem o cidadao, ou pelo menos Comprar equipamentos (bafometros) para dai sim evitar acidente, tumutuos, contrangimentos, ETC. ninguem quer! O negócio é dinheiro e o resto é que se exploda!
15
5
Alvino batista junior  19.08.15 14h10
É MAIS UM LEGADO DESSE PREFEITO MAURO MENDES QUE AÍ ESTÁ, MAIS AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO.....PROCURADOR MAUR NELE....
23
18