Pela primeira vez, a Diretoria de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Governo, reduziu pela metade os valores pagos aos procedimentos clínicos, ambulatoriais e cirúrgicos emergenciais que eram cobrados do município de Cuiabá.
Ao mesmo tempo, dobrou o número de atendimentos.
A correção dos valores ocorreu de forma gradativa, resultando na finalização dos serviços com a Clínica Mato Grosso, que atuava em regime emergencial 24 horas. Agora, por meio de chamamento público, novas clínicas serão credenciadas em polos do município.
Segundo o secretário de Governo, Ananias Filho, antes não havia parâmetro de preços entre as clínicas. A Clínica Mato Grosso foi a primeira contratada e, ao longo do processo, percebeu-se que os custos eram elevados. Com isso, a Prefeitura iniciou o chamamento de novos parceiros, como instituições de ensino e outras clínicas.
O município já preparou material para credenciar mais unidades, a fim de ampliar os serviços de urgência e emergência com qualidade, rapidez e melhor custo-benefício.
Na fase emergencial, a Clínica Mato Grosso realizou 162 atendimentos, totalizando R$ 449 mil, o que representou um custo médio de R$ 2.777 por animal. Após a descentralização, a Clínica Cuiabana atendeu 145 animais por R$ 235 mil, enquanto a Universidade de Cuiabá (UNIC) realizou 124 atendimentos por R$ 92 mil.
A diretora da BEA, Morgana Thereza Ens, destacou que a atual gestão reduziu o custo médio de atendimento em mais de 50%, mantendo a qualidade técnica e ampliando o alcance dos serviços veterinários.
Para ela, o resultado reflete uma gestão planejada, técnica e humanizada, que respeita o dinheiro público e valoriza os profissionais e protetores envolvidos na causa.
A contratação emergencial da Clínica Mato Grosso ocorreu no início da gestão devido à ausência de contrato vigente e à falta de estrutura municipal para atender urgências veterinárias. A escolha foi técnica, baseada na disponibilidade imediata e na necessidade de evitar a interrupção dos serviços.
Com o diagnóstico concluído e novas diretrizes administrativas definidas, essa fase está sendo encerrada de forma responsável. A última nota pendente, referente a agosto, será liquidada após a apresentação e conferência da documentação.
A reorganização técnico-administrativa da Diretoria de Bem-Estar Animal começou em julho, com foco em transformar um modelo emergencial e concentrado em uma gestão planejada, com controle de custos, indicadores de desempenho e rastreabilidade das ações. Enquanto o credenciamento não é oficialmente publicado, os atendimentos seguem de forma indenizatória, garantindo continuidade e evitando prejuízos aos protetores, munícipes e animais que necessitam de atendimento clínico, emergencial ou cirúrgico.
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