A professora Célia Margarida de Campos Leite afirma que o Equoeduc, programa de equoterapia desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem proporcionado avanços para o bem-estar da filha que tem paralisia cerebral severa.
"Minha família tem se envolvido completamente nas atividades e respondido positivamente aos estímulos dos cavalos e dos profissionais que conduzem o atendimento. Ela ganhou mais autonomia e bem-estar. Tenho notado excelentes resultados com as sessões. Isso me leva a acreditar que a equoterapia é um tratamento de grande valia”, afirma Célia.
Estudante do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Epaminondas, em Cuiabá, Allanis Leite Machado, de 16 anos, se comunica apenas por gestos e expressões faciais.
Quando Célia fala sobre o impacto da equoterapia na vida da filha, é impossível não perceber a emoção em sua voz. Segundo a mãe, cada sessão do Equoeduc é uma oportunidade para a adolescente demonstrar satisfação e alegria.
“Os profissionais estão sempre garantindo um acompanhamento atencioso. Acredito que o acompanhamento contínuo e a dedicação deles são cruciais para os resultados positivos que Allanis tem alcançado. Essa assistência tem sido fundamental para sua reabilitação”, completa.
O Equoeduc oferece atendimento individualizado, contando com psicólogos, fisioterapeutas, instrutores de equitação e auxiliares, que trabalham juntos para adaptar cada sessão às necessidades específicas de cada estudante.
O programa atende mais de 600 alunos da rede estadual, com foco na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, como TDAH, dislexia e distúrbios sensoriais.
Além de contribuir para o fortalecimento muscular e a melhora da postura, o projeto promove o desenvolvimento global dos estudantes, ampliando sua interação social e qualidade de vida. Para Célia, o maior resultado vai além da questão física; é ver a filha mais confiante e feliz.
“É emocionante perceber que ela se sente bem, que está se desenvolvendo. Cada sorriso dela no haras é uma vitória para nós”, conclui.
Para participar do projeto, é preciso marcar uma avaliação com a equipe responsável através do telefone (65) 3613-6383 ou pelo endereço eletrônico: [email protected].
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|