Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
DE CARA LIMPA
16.03.2015 | 18h05 Tamanho do texto A- A+

Programa da Polícia Civil lança documentário sobre drogas

O filme será lançado no dia 18 de março, no Cinema do Sesc Arsenal

DA REDAÇÃO
Um documentário de 20 minutos de iniciativa do Programa De Cara Limpa Contra as Drogas retrata a experiências de pessoas e familiares, que convivem com problemática do consumo de droga. O projeto foi patrocinado pela lei de Incentivo à Cultura do Estado, e teve o apoio da Polícia Civil Judiciária de Mato Grosso.

O filme será lançado no dia 18 de março, no Cinema do Sesc Arsenal, na Rua 13 de Junho, em Cuiabá, às 15 horas, para parceiros da iniciativa privada e pública, autoridades da Segurança Pública e profissionais que trabalham diretamente com o programa executado pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) e a Coordenadoria de Polícia Comunitária.

Após a apresentação do filme, o programa De Cara Limpa Contra as Drogas fará prestação de contas das atividades de 2014 e entregará elogios para parceiros.

O documentário tem conteúdo educativo com depoimentos de usuários, mães e ex-usuários de drogas que contam sua trajetória de luta contra o uso do entorpecente. Também participam profissionais da segurança pública, que falam da importância do trabalho, da repressão e crimes relacionados às drogas, e comunidades terapêuticas, que atuam no tratamento dos dependentes.

Todas as pessoas ouvidas no filme são, de alguma forma, protagonista da luta contra as drogas e mostrar que o melhor caminho é dizer não ao uso. " Espera-se, que o filme possa contribuir para reflexão de todos aqueles que assistirem, sobre o mal que as drogas vêm causando à sociedade, em especial jovens e adolescentes, e seja um meio de transformação de milhares de pessoas que estão vulneráveis a esse problema", disse a coordenadora do programa, investigadora, Laura Lea Correa da Costa.

O documentário será exibido nas escolas da rede pública de ensino, em palestras do Programa De Cara Limpa Contra as Drogas, com o objetivo de sensibilizar crianças, adolescentes, jovens e profissionais da Educação de Mato Grosso.

O produtor do documentário, Amilton Martins, acredita que o filme vai contribuir para um novo despertar da juventude mato-grossense, possibilitando o surgimento de novos talentos nas mais variadas áreas do conhecimento.

"Acreditamos que a cultura tem essa capacidade de transformação na vida das pessoas. A formação e vocação cultural faz das pessoas, gente cada dia melhor, capaz de pensar, refletir e propor alternativas criativas de sucesso no campo espiritual, cultural e social", destaca Amilton.

O documentário foi produzido no período de seis meses e as captações de imagens feitas em "cracolândias", junto as famílias de dependentes e comunidades terapêuticas. "Mostramos o sofrimento e a possibilidade de superação", finaliza o produtor.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia