Cuiabá, Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 2026
EDIÇÃO LEI PAULO GUSTAVO
15.01.2026 | 16h13 Tamanho do texto A- A+

Projeto Ginga que Transforma leva capoeira a comunidades periféricas de Poxoréu

As atividades utilizaram a manifestação como ferramenta educativa, cultural e de transformação social, com impacto direto em crianças, adolescentes e jovens

Giga que Transforma"

Crianças de bairros periféricos de Poxoréu aprendem capoeira

Crianças de bairros periféricos de Poxoréu aprendem capoeira

DA REDAÇÃO

Importante ação de política pública cultural descentralizada com fomento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto Ginga Que Transforma promove a inclusão social, o fortalecimento identitário e formação sociocultural de crianças, adolescentes e jovens em bairros periféricos de Poxoréu (MT) com a prática da capoeira.

 

Com atividades realizadas prioritariamente na Praça Pública do Jardim Brilhante, o projeto atendeu moradores dos bairros Jardim Brilhante, Vila Irantinópolis I e II, Lagoa I e II, Jardim Popular e Maria Sabina. A partir de maio de 2025, passou a contemplar também o Bairro Santa Maria, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e ao esporte em territórios historicamente menos assistidos.

 

Ao longo de 10 meses de execução, o projeto realizou ações semanais contínuas, com uma média de atendimento de 35 participantes ao longo do ano, conforme previsto na proposta original. As atividades utilizaram a capoeira como ferramenta educativa, cultural e de transformação social, com impacto direto em crianças, adolescentes e jovens ao promover disciplina, autoestima, pertencimento cultural, cidadania e fortalecimento de vínculos comunitários.

 

Como parte das contrapartidas sociais, o “Ginga que Transforma” realizou ações em escolas públicas e projetos sociais, ampliando o alcance das atividades e levando a capoeira a outros espaços educativos do município.

 

Em 20 de novembro de 2025, em alusão ao Dia da Consciência Negra, houve a realização de uma ação de conscientização contra o racismo, que contou com a exibição de documentários e uma roda de conversa aberta a pais, alunos e à comunidade local a fim de fortalecendo o debate sobre igualdade racial e identidade cultural.

 

O ciclo de atividades foi oficialmente encerrado no dia 2 de dezembro de 2025, com a realização de uma Roda de Encerramento e Confraternização, reunindo alunos, pais, responsáveis e equipe técnica, celebrando os resultados alcançados e o impacto positivo do projeto na vida das pessoas atendidas.

 

Para o instrutor de capoeira e proponente do projeto, Gilson Ferreira Leite, a experiência reforça o poder transformador da cultura. “Executar o “Ginga que Transforma” foi uma grande satisfação. Ver crianças, adolescentes e suas famílias se envolverem, crescerem e se fortalecerem por meio da capoeira mostra que estamos no caminho certo. A capoeira vai além do movimento: ela educa, acolhe e transforma realidades”, destaca.

 

A execução do projeto contou com uma equipe técnica comprometida e multidisciplinar, formada por assistente administrativa, assessor de gestão em projetos culturais, auxiliar de atividades e gestor e produtor de mídias, responsáveis pela condução pedagógica, administrativa, cultural e comunicacional das ações. “Agradeço imensamente aos pais e alunos pela confiança e participação ativa, e à Secel pelo fomento, que tornou possível levar esse trabalho com qualidade aos territórios que mais precisam.”

 

Mesmo com o encerramento do ciclo financiado, o projeto segue vivo. Em 2026, as atividades do Ginga que Transforma terão continuidade com recursos próprios do proponente e com o apoio das famílias envolvidas, reafirmando o compromisso com a permanência das ações e com a transformação social promovida pela capoeira no município de Poxoréu.

 

O Projeto foi fomentado pela Secel, por meio do Edital Viver Cultura – Identidades, com recursos da Lei Paulo Gustavo 2023, viabilizados pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia