Cuiabá, Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2025
COMUNIDADE NAS ESCOLAS
31.10.2025 | 14h10 Tamanho do texto A- A+

Projeto movimenta mais de 100 mulheres com aulas de funcional e avaliação física

Cerca de 100 mulheres participaram de avaliações físicas e atividades funcionais dentro do projeto “Comunidade nas Escolas”

Reprodução

Ilustração

DA REDAÇÃO

O pátio da EMEB Tereza de Benguela, no bairro Jardim Cômodo, em Cuiabá, se transformou em um espaço de saúde, energia e superação.

 

Cerca de 100 mulheres participaram de avaliações físicas e atividades funcionais dentro do projeto “Comunidade nas Escolas”, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação.

 

A proposta abre os espaços esportivos das escolas municipais nos horários em que não há aula, aproximando a comunidade da escola e incentivando hábitos saudáveis.

 

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o projeto tem crescido rapidamente e hoje já está presente em 20 escolas da capital.

 

“A ideia é simples e eficiente: usar a estrutura que o município já tem. Quando a escola fecha, nós abrimos as quadras para a comunidade. É um projeto que une saúde, lazer e convivência. As aulas de funcional acontecem três vezes por semana e permitem acompanhar a evolução física dos participantes. Isso melhora o condicionamento e também a saúde mental”, destacou o secretário.

 

A vereadora Michelly Alencar, uma das apoiadoras da ação, reforçou que o projeto é fruto de um sonho antigo e que ganhou força com o apoio do prefeito Abilio Brunini.

 

“Muitas comunidades só têm o espaço esportivo dentro da escola. Por isso, abrimos esses locais para o uso da população, fortalecendo o vínculo das famílias com o ambiente escolar. Aqui, especialmente, as mulheres se destacaram. Começamos com 20 e hoje são mais de 80. São mães, avós e filhas que deixaram o sofá e a novela para investir na própria saúde. Temos relatos de mulheres que superaram a depressão e encontraram um novo propósito de vida”, afirmou.

 

Os depoimentos das participantes confirmam o impacto positivo do projeto. Selma da Silva, uma das pioneiras, conta que chegou ao grupo por orientação médica.

 

“Meu triglicerídeo estava alto e a doutora disse para eu escolher um exercício que me fizesse bem. Vim, gostei e fiquei. Hoje não sinto mais dores. Isso aqui mudou minha vida”, contou, sorridente.

 

Já Nathalie Cristine conheceu as aulas por indicação da sogra. “Ela me chamou e eu vim. No começo mal conseguia tocar os pés, agora já tenho mais alongamento e disposição. É animado demais, quero continuar”, disse.

 

Outra participante, Simone Gomes, se surpreendeu com a qualidade das atividades. “Achei que por ser gratuito ia ser fraco, mas é o contrário. É puxado, bem feito e o clima é maravilhoso. A gente ri, se diverte e ainda vê resultado. O melhor é poder usar a escola do bairro, um lugar seguro e bem cuidado”, relatou.

 

Com aulas três vezes por semana, o “Comunidade nas Escolas” já se tornou referência de política pública simples e transformadora. Além de promover a saúde e o convívio, o projeto mostra que os espaços escolares podem ser vividos também fora do horário de aula, fortalecendo laços e construindo comunidades mais ativa s e felizes.

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