Cuiabá, Quarta-Feira, 9 de Julho de 2025
IMUNIZAÇÃO
13.12.2022 | 17h16 Tamanho do texto A- A+

Saúde de Cuiabá libera vacina contra catapora à população adulta

As vacinas podem ser encontradas em todas as unidades básicas de saúde do município

Reprodução

Catapora, onde aparecem lesões na pele acompanhadas de coceira

Catapora, onde aparecem lesões na pele acompanhadas de coceira

DA REDAÇÃO

A vacinação contra Varicela, mais conhecida como Catapora, foi ampliada para toda a população de Cuiabá nas unidades básicas de saúde de Cuiabá. O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 5 anos, mas estará liberada para adultos até 59 anos enquanto houver estoque.

 

Segundo a responsável técnica da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Nágila Rocha, os adultos que não tomaram essa vacina quando criança poderão receber uma dose do imunizante, com exceção das gestantes e imunodeprimidos.

 

“Recebemos uma orientação da Secretaria de Estado de Saúde para liberarmos essa vacinação para a população adulta até 59 anos devido ao prazo de validade deste imunobiológico, que está para vencer”, revelou a RT.

 

A Varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante. 

 

Uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora. No entanto, esse vírus permanece no corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia