A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) revelou, nesta segunda-feira (8.9), os 12 municípios ganhadores da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras.
O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.
A premiação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, promovida pela Seciteci, em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
O objetivo do prêmio é reconhecer cidades mato-grossenses que investiram em projetos inovadores com soluções sustentáveis e de impacto social.
Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a premiar municípios que investem em projetos de inovação.
“Estamos incentivando as cidades a se preocuparem com a qualidade de vida de seu povo, diminuindo a distância entre a população e o serviço público”, afirmou.
Nesta edição, 16 municípios chegaram à etapa final após passarem por triagem documental, avaliação técnica e entrevistas de validação. Os projetos foram analisados por uma banca de juízes formada por representantes do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) e pela equipe do Parque Tecnológico, que definiram os finalistas de acordo com a categoria inscrita.
Os municípios concorreram em quatro categorias, que consideraram o número de habitantes estabelecido: categoria A (Até 10.000 habitantes), categoria B (De 10.001 a 25.000), categoria C (De 25.001 a 50.000) e categoria D (Acima de 50.000).
Os vencedores receberão uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que possibilitará a inserção de um pesquisador consultor técnico no município por até 12 meses.
“Esses consultores serão profissionais altamente qualificados que vão ajudar os gestores a desenvolver os projetos premiados. É a Seciteci criando uma nova forma de ajudar as cidades a se tornarem cada vez mais inteligentes para atender à sua população”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação, Rodrigo Zanin.
Os ganhadores também receberão prêmios como imersões nacionais e internacionais em eventos de referência na área da inovação, como o Smart City Week Curitiba e o Smart City Week Barcelona, na Espanha, além de ampla divulgação em mídias nacionais e internacionais.
Todos os municípios finalistas, mesmo os não premiados, receberam certificados de reconhecimento e um feedback detalhado sobre cada etapa da avaliação.
Confira os municípios premiados:
Categoria A (até 10 mil hab.): 1º Barão do Melgaço, 2º Castanheira, 3º Lambari D’Oeste.
Categoria B (10.001 a 25.000 hab.): 1º Araputanga, 2º Alto Araguaia, 3º Chapada dos Guimarães.
Categoria C (25.001 a 50.000 hab.): 1º Água Boa, 2º Campo Verde, 3º Juína.
Categoria D (mais de 50 mil hab.): 1º Nova Mutum, 2º Sorriso, 3º Tangará da Serra.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|