Cuiabá, Terça-Feira, 15 de Julho de 2025
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
15.07.2025 | 09h29 Tamanho do texto A- A+

Seduc divulga lista das escolas selecionadas para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil

A seleção ocorreu entre os dias 7 e 11 de junho, com a participação de estudantes e professores

Assessoria

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14.7), a relação das 50 escolas da rede estadual selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Brasília. 

 

A seleção ocorreu entre os dias 7 e 11 de junho, durante as conferências municipais, que reuniram estudantes e professores em torno de debates e projetos sobre mudanças climáticas e justiça ambiental.

 

Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca mobilizar escolas como espaços de protagonismo juvenil frente aos desafios ambientais contemporâneos. 

 

A próxima fase será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, reunindo os projetos e delegações escolares em Cuiabá para a etapa estadual. A fase final, de âmbito nacional, ocorrerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com a presença de estudantes de todo o país.

 

Na etapa estadual, cerca de 50 estudantes e 50 professores participarão de atividades formativas e apresentarão os projetos selecionados pelas conferências municipais. Desses, 18 estudantes e um projeto vencedor representarão Mato Grosso na conferência nacional. 

 

O processo visa promover ações educativas significativas, alinhadas à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), com envolvimento direto das comunidades escolares.

 

A conferência também contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, garantindo diversidade e inclusão na construção de soluções ambientais voltadas à realidade local e global. 

 

“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, explicou o secretário de Educação, Alan Porto.

 

Os projetos são desenvolvidos com base em atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva de propostas. As escolas envolvidas elegem delegados e delegadas, responsáveis por defender as ações em etapas posteriores. 

 

Além disso, a conferência oferece formação e intercâmbio de experiências, com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.

Confira abaixo o resultado.

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