A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (19.1) o Edital nº 001/2026/GS/SEDUC/MT, que trata da abertura de Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva na carreira de Analista de Desenvolvimento Econômico e Social.
O certame contempla dois perfis profissionais: Bibliotecário e Nutricionista. Para o cargo de Bibliotecário, o edital prevê provimento de vaga imediata, além da formação de cadastro de reserva. Já para Nutricionista, a seleção será destinada exclusivamente à formação de cadastro de reserva.
Os profissionais selecionados poderão atuar nas Diretorias Regionais de Educação, Diretoria Metropolitana de Educação e/ou no Órgão Central da Seduc, conforme a experiência e a formação exigidas.
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, e o regime jurídico adotado é o de Contrato por Tempo Determinado, conforme a Lei Complementar nº 600, de 19 de dezembro de 2017.
A contratação visa atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, com prazo de início e término previamente estabelecidos. As contribuições previdenciárias serão recolhidas junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O processo seletivo será regido pelo edital, seus anexos, possíveis retificações e editais complementares, com todas as informações, convocações e resultados divulgados no Sistema Estadual de Seleção de Mato Grosso (SIES/MT), acessível pelo endereço eletrônico https://seletivo.seplag.mt.gov.br, além do portal oficial da Seduc.
O acompanhamento das etapas é de responsabilidade exclusiva do candidato, não havendo obrigatoriedade de convocação imediata dos classificados.
De acordo com o edital, o cadastro de reserva garante apenas expectativa de direito à contratação, condicionada à existência de vagas, ao interesse e conveniência da Administração Pública, à ordem de classificação e ao prazo de validade do processo seletivo.
Um dos destaques do certame é que não será cobrada taxa de inscrição. Ao se inscrever, o candidato declara ter pleno conhecimento e aceitar todas as regras do edital, além de confirmar que atende aos requisitos exigidos, que deverão ser comprovados no ato da inscrição.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma online, no período definido no cronograma constante do Anexo I do edital, por meio de formulário eletrônico disponível no SIES/MT. Para acessar o sistema, é necessário que o candidato faça previamente o cadastro no MT Login, também pelo endereço https://seletivo.seplag.mt.gov.br.
O edital assegura ainda a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, que participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, conforme a legislação vigente.
Mais informações, bem como o edital completo, podem ser consultadas nos canais oficiais da IOMAT e na página oficial do processo seletivo.
Cronograma
Publicação do edital: 19/1/2025.
Período de impugnação do edital: 20/1/2026 à 21/1/2026.
Resultado da impugnação ao edital: 23/1/2026.
Período de inscrição e Envio da documentação para avaliação dos Títulos e Experiência profissional e solicitação de cota de PcD: 28/1/2026 até às 23h59 do dia 6/2/2026.
Período de Análise das Inscrições: 9/2/2026 a 13/2/2026.
Divulgação preliminar do resultado das inscrições e avaliação de títulos e experiência: 13/2/2026 à partir das 17h.
Recursos contra o Resultado Preliminar da avaliação de títulos e de experiência: A partir das 14h 18/2/2026 até às 14h do dia 20/2/2026.
Divulgação do Resultado Final de títulos e de experiência: 24/2/2026.
Homologação do Resultado Final: 24/2/2026.
Convocação: 25/2/2026.
Confira edital no anexo.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|