Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
ESTAÇÃO CUIABÁ
09.12.2018 | 08h58 Tamanho do texto A- A+

Serviços gratuitos tornam shopping "democrático", afirma diretor

Superintendente: escolha por Cuiabá visa suprir carência por alto padrão, mas centro comercial visa todas as classes

Alair Ribeiro/MídiaNews

O superintendente do Shopping Estação, Anderson Rondon

O superintendente do Shopping Estação, Anderson Rondon

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Inaugurado há pouco mais de um mês, o Shopping Estação aqueceu a economia e mercado de empregos em Cuiabá. São quase 200 lojas já abertas e o número deve aumentar nos próximos dias.

 

Desse número, grandes marcas nacionais que ainda não possuíam unidades em Mato Grosso chegaram ao centro de compras. Os mais esperados pelo grande público – ainda não inaugurados - são os restaurantes Outback e Coco Bambu e a loja de decoração Tok Stok.

 

Conforme o superintendente do mall, Anderson Rondon, o empreendimento veio ao público com a proposta de ser um “shopping regional”.

 

“Nós viemos para ser um shopping bem democrático, um shopping regional. Nós viemos para atender muito bem o cliente da classe A, mas para atender tão bem quanto o cliente da classe B, da classe C...”, afirmou.

 

Nas pesquisas nós ouvíamos muito as pessoas falando que iam para shoppings em São Paulo e em Brasília, e Cuiabá ainda contava com projetos antigos

Ele explica que ações como estacionamento grátis de segunda à sexta, o uso gratuito de parquinhos infantis e a área para pets sem custo endossam a proposta. 

 

“Boa parte das nossas atrações é gratuita. Isso mostra mais do que nunca a democratização do shopping para população em geral e a gente realmente quer ser um shopping para todos”, disse.

 

Para implementar o centro de compras na Capital, o superintendente conta que foi realizada um ampla pesquisa de mercado e consumo. Nela, foi detectada a carência do público cuiabano por um empreendimento de alto padrão.

 

“Nas pesquisas nós ouvíamos muito as pessoas falando que iam para shoppings em São Paulo e em Brasília, e Cuiabá ainda contava com projetos antigos”.

 

“Cuiabá e Mato Grosso estão em uma crescente constante. O PIB [Produto Interno Bruto] da cidade é duas, três vezes maior do que a média do Brasil, às vezes até mais”, constatou. 

 

Alair Ribeiro/MidiaNews

Shopping Estação

Shopping Estação Cuiabá, inaugurado em outubro deste ano

Atraso no lançamento

 

Entre a construção e implantação do shoppping até a inauguração passaram-se mais de quatro anos. A data de abertura do empreendimento foi adiada por diversas vezes. O primeiro anúncio de lançamento era para dia 4 de setembro. A data foi prorrogada para 4 de outubro, mas o shopping só abriu as portas definitivamente em 23 de outubro.

 

As justificavas dadas pela direção era de que alguns lojistas ainda trabalhavam na finalização de suas obras. O adiamento, no entanto, foi classificado pelo superintendente como benéfico.

 

“Esse adiamento foi importante porque iríamos inaugurar com um número inferior de lojas, e obviamente, iriamos perder todo o brilho. Tomamos a decisão de adiar, e acredito que foi super certo. Se voltássemos no tempo, faríamos da mesma forma, porque foi uma inauguração diferenciada comparada ao mercado de shoppings nos últimos 5 anos em todo Brasil”, destacou.

 

Retorno positivo

 

O Shopping Estação não divulga número relativo a vendas e valores por ser uma empresa de capital aberto. No entanto, segundo o superintendente, da inauguração até o momento, as vendas foram além das expectativas da diretoria e do planejamento.

 

Em um dos casos, a Loja Havanna, especializada em doces, vendeu o estoque esperado para três semanas em apenas uma conforme Rondon.

 

“O cenário até o momento tem nos trazido uma expectativa boa. Temos uma venda de shoppings que já tem seus dois ou três anos de vida. Quando olhamos uma curva de maturação, realmente, o shopping está surpreendendo positivamente”, disse. 

 

Dados divulgados pelo shopping apontam que o empreendimento foi feito para atingir um público de 830 mil pessoas, referente à população de Cuiabá e Várzea Grande.

 

Nós viemos para atender muito bem o cliente da classe A, mas para atender tão bem quanto o cliente da classe B, da classe C

O empreendimento, que é quarto da Capital, recebeu investimento de aproximadamente R$ 400 milhões do grupo BRMalls. Mais de 4 mil empregos diretos e indiretos foram ofertados pelo empreendimento

 

“Os resultados desse primeiro mês superaram as expectativas, tanto nossa [BRMalls] quanto dos lojistas. Nós nos surpreendemos com que entregamos pro mercado. A gente estava caprichando nos projetos, sabíamos que iríamos entregar algo bem moderno. Mas uma empresa que tem mais de 10 anos no mercado e é líder na América Latina se surpreender, significa que a gente fez um equipamento fantástico”, comemorou. 

 

Diferencial 

 

Além da tradicional praça de alimentação, o shopping conta o espaço “Taste Lab”, que é um coletivo gourmet inspirado nas tendências mundiais com curadoria gastronômica. 

 

Nele, estão instalados restaurantes como Mahalo, Santô, Cozinha dos Fundos, Mamur, Peixaria Lelis e Açougue 154.

 

“Nós quisemos democratizar a alimentação de alto padrão. Não só trazendo mobiliário na praça para arquitetura dela, mas trazendo o Mahá a R$ 30, o Santô a R$ 20. Ter marcas relevantes que via de regra tem um ticket mais elevado e conseguir entregar isso para o público a um custo muito mais baixo”, contou.

 

Alair Ribeiro/MidiaNews

Rondon Adriano Shopping Estação

"Os resultados desse primeiro mês superaram as expectativas, tanto nossa [BRMalls] quanto dos lojistas"

As inaugurações mais esperadas, como dos restaurantes Coco Bambu e Outback, já têm data programada para o primeiro trimestre de 2019.

 

"Nós inauguramos com quase 180 lojas e já estamos com mais de 200 lojas inauguradas. Nós chegamos ao fim do ano beirando 220 lojas. E isso, garantindo mais inaugurações para janeiro, fevereiro e março", disse. 

 

“O Outback terá a inauguração entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro. O Coco Bambu, que é uma obra um pouco maior - são três andares, mais de 2 mil m², uma estrutura grandiosa -, deve ser inaugurado depois, mas ainda no primeiro trimestre”.

 

Shopping Estação

 

O Shopping Estação tem 47 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) divididos em três pisos.

 

O estacionamento conta com 2.110 vagas com sinalizadores com um sistema elaborado para facilitar o circuito dos consumidores até o seu carro, guiando o cliente via totens e também um aplicativo para smartphones.

 

O empreendimento conta ainda com vagas verdes destinadas a carros elétricos, com ponto de recarga.

 

A BRMalls é a maior empresa de shopping center da América Latina, com participação em 39 shoppings. 

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3 Comentário(s).

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Joel  10.12.18 13h07
Parabéns pela atitude positiva de mostrar os outros shopping qe não precisam a ganância de cobrar o estacionamento .. Em outros shopping vc vai gastar no empreendimento aida tem qe pagar caro no estacionamento .. Parabéns veio pra fazer a diferença ...
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Vania   09.12.18 11h01
É o único shopping Que não dá gratuidade ao PNE portador de necessidades especiais e que ser chamado de democrático? Não entendi.
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Jorge   09.12.18 10h32
Tem shopping de Cuiabá que alem de ter que pagar caro para estacionar, o carro fica no sol. Parabéns ao Shopping Estação.
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