Nesta sexta-feira (22), a equipe de limpeza da Subprefeitura do Cristo Rei, coordenada pelos servidores Ana Paula e José Carlos, realizou uma ação de limpeza nos bairros Hélio Ponce e Santa Bárbara, retirando cerca de 70 toneladas de lixo acumulado.
Entre os resíduos encontrados, chamaram atenção frascos de vacinas antirrábicas e contra febre aftosa descartadas de forma irregular.
De acordo com a médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso, o descarte inadequado de imunizantes representa um grave risco ambiental e à saúde de seres humanos e animais.
"Esses produtos só podem ser comercializados com cadastro no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e mediante receituário de profissional habilitado. O descarte irregular é considerado um crime ambiental e pode gerar consequências sérias", explicou a especialista.
O perigo desse tipo de descarte é ilustrado por um caso recente em que mais de 100 bovinos, caprinos e ovinos morreram de forma repentina após vacinação contra clostridiose em julho.
A relação entre os óbitos e o imunizante está sendo investigada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A vacina envolvida, Excell 10, teve dois lotes suspensos preventivamente pelo laboratório Dechra Brasil e teve a comercialização suspensa, desde ontem (21), pelo Indea/MT.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ductievicz, reforçou a gravidade do ocorrido e garantiu que investigações serão conduzidas para tomar todas as medidas cabíveis, assegurando a proteção da saúde dos moradores de Várzea Grande e a preservação do meio ambiente.
"É essencial que a população esteja ciente do perigo que resíduos como esse representam", destacou.
Além disso, o secretário ressaltou a importância do trabalho contínuo de limpeza em todo o Município, que contribui não apenas para a estética urbana, mas para a segurança, saúde e qualidade de vida de todos os moradores.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|