Cuiabá, Segunda-Feira, 15 de Setembro de 2025
EM CUIABÁ
15.09.2025 | 09h51 Tamanho do texto A- A+

Setasc realiza mutirão para emissão da Carteira de Identificação do Celíaco

A carteira assegura atendimento prioritário em atendimentos e acessos à serviços em áreas como saúde, educação e assistência social

Junior Silgueiro

A doença celíaca é causada pela intolerância permanente ao glúten, elemento proteico presente no trigo, centeio, cevada e aveia.

A doença celíaca é causada pela intolerância permanente ao glúten, elemento proteico presente no trigo, centeio, cevada e aveia.

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) inicia, nesta segunda-feira (15.9), o Mutirão de Emissão da Carteira de Identificação do Celíaco, no Ganha Tempo do CPA I.

 

O atendimento segue até quarta-feira (17), das 8h às 17h.

 

Para  a emissão da Carteira de Identificação do Celíaco, a pessoa deve levar o documento de identificação com foto, o Registro Geral (RG), laudo médico que ateste a doença celíaca, além de uma foto do celíaco.

 

O objetivo da carteira é facilitar o dia-dia do celíaco, tornando-o simples e acessível a garantia de atendimento e acesso à serviços públicos e privados, especialmente nas áreas da saúde, educação e assistência social.

 

O secretário da Assistência Social e Cidadania do Estado, Klebson Gomes, destaca que o documento vai auxiliar no reconhecimento da condição e na garantia de direitos às pessoas com doença celíaca em Mato Grosso.

 

“A emissão da Carteira de Identificação do Celíaco é mais um passo importante da Setasc para garantir inclusão, respeito e dignidade. Assim como já fazemos com a Carteira de Identificação do Autista, esse documento vai facilitar o reconhecimento da condição e assegurar que as pessoas com doença celíaca tenham seus direitos respeitados no dia a dia, especialmente no acesso à alimentação adequada. O mutirão aproxima o serviço da população e reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas voltadas à saúde, cidadania e bem-estar social”, afirma. 

 

A doença celíaca é causada pela intolerância permanente ao glúten, elemento proteico presente no trigo, centeio, cevada e aveia. A doença se expressa por inflamação das células intestinais em indivíduos geneticamente predispostos.

 

Para facilitar a identificação da Pessoa Celíaca, a Setasc emite a Carteira de Identificação do Celíaco, que serve como documento de comprovação da condição.

 

A carteira facilita na garantia de atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados, além de assegurar refeições especiais em hospitais durante internações.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia