Cuiabá, Sábado, 15 de Novembro de 2025
IMPACTO ECONÔMICO
15.11.2025 | 15h37 Tamanho do texto A- A+

Turistas do show do Guns gastaram até R$ 5 mil, diz pesquisa

Mais de 30% do público entrevistado era de fora do Estado; maior gasto foi com alimentação

Angélica Callejas/MidiaNews

Pesquisa foi feita antes do show da banda, no dia 31 de outubro

Pesquisa foi feita antes do show da banda, no dia 31 de outubro

DA REDAÇÃO

Os turistas que vieram a Cuiabá para o show da banda Guns N’ Roses gastaram entre R$ 500 e R$ 5 mil durante a estadia na capital, segundo pesquisa realizada no dia da apresentação, na Arena Pantanal.

 

Os grandes eventos movimentam toda a cadeia do turismo. Um show traz pessoas para Cuiabá. Elas não vêm apenas para assistir ao espetáculo, mas também se hospedam, comem, fazem passeios

O levantamento, conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade de Cuiabá (Unic), foi concluído nesta sexta-feira (15).

 

A pesquisa constatou que o público aproveitou a passagem pela capital para consumir gastronomia, fazer passeios urbanos, realizar compras e participar da vida noturna.

 

Cerca de 300 pessoas foram entrevistadas entre 15h e 18h, antes da abertura dos portões. Do total, 66,14% eram de Mato Grosso, enquanto 33,46% vieram de outros estados e 0,39% de países vizinhos. Considerando apenas o interior mato-grossense, aproximadamente 33,3% dos ouvidos eram das cidades de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste.

 

A presença de turistas interestaduais também foi expressiva, representando cerca de 100 pessoas da amostra, vindas sobretudo dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

 

Entre os visitantes, 27,3% declararam ter consumido gastronomia local, enquanto 20% afirmaram ter feito passeios por Cuiabá. As atividades mais citadas incluíram restaurantes, pontos turísticos urbanos, compras e vida noturna, e muitos planejam voltar para conhecer Chapada dos Guimarães ou o Pantanal.

 

O tempo de permanência também reforça o impacto econômico do evento, segundo a pesquisa. Cerca de 40% dos entrevistados ficaram de três a quatro dias na capital, 31,7% permaneceram por dois dias, 15,7% fizeram bate-volta e 7% ficaram cinco dias ou mais. A maioria avaliou a experiência como boa ou ótima. As principais sugestões de melhoria envolveram mobilidade urbana, transporte e organização do evento.

 

Economia fortalecida

 

Para a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo da Sedec, Julia Assis, os números comprovam que shows internacionais fortalecem a economia de Cuiabá e ampliam o movimento de hotéis, bares e restaurantes, além de consolidar a capital como destino de entretenimento, cultura e turismo.

 

“A pesquisa aponta aquilo que temos defendido: os grandes eventos movimentam toda a cadeia do turismo. Um show traz pessoas para Cuiabá. Elas não vêm apenas para assistir ao espetáculo, mas também se hospedam, comem, fazem passeios e interagem com nossa cultura", disse.

 

"Ver que uma parcela expressiva gastou até R$ 5 mil e que quase metade permaneceu por vários dias mostra o quanto esse tipo de programação gera impacto real na economia. O desafio agora é ampliar essa agenda e garantir que a experiência do visitante seja cada vez melhor, para que ele queira voltar e explore outros destinos do nosso estado”, emendou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia