Cuiabá, Sexta-Feira, 4 de Julho de 2025
TEMPO SECO
23.06.2011 | 09h01 Tamanho do texto A- A+

Umidade baixa provoca corrida aos postos de saúde

Foi registrado aumento das infecções respiratórias e virais

Reprodução

Problemas acometem mais crianças e idosos; médicos recomendam ingestão de mais líquidos

Problemas acometem mais crianças e idosos; médicos recomendam ingestão de mais líquidos

CAROLINA HOLLAND
DIÁRIO DE CUIABÁ

A baixa umidade do ar registrada nas últimas semanas aumentou a procura por atendimento médico em algumas policlínicas e centros de saúde de Cuiabá. Número de casos de pessoas com viroses e doenças pulmonares em geral costuma crescer com as condições climáticas atuais. Ontem, por volta das 17h, a umidade relativa do ar estava em 21%, sendo que o ideal para a saúde é acima de 60%.

Aumentou o número de pacientes, afirma a enfermeira Rita Lima, da policlínica do Verdão. "Tem muita gente com virose, com secreção", diz. Há também pacientes que buscam a policlínica para fazer inalação. "O que acontece é que com esse clima quente e seco, os vírus se proliferam e ficam mais tempo no ar. Quem está com a imunidade baixa acaba ficando doente", explica.

No Centro de Saúde Várzea Ana Poupina somente em um dia houve dois novos casos de crianças com conjuntivite, segundo a auxiliar de enfermagem Rosivete Alves. "É comum aumentar com esse tempo seco, principalmente em crianças. Os pais têm que tomar cuidado redobrado", diz.

Os idosos e as crianças são mesmo as maiores vítimas, segundo médicos. Claudineia Dourado Rodrigues, de 28 anos, sabe bem disso. A filha dela, Glenda Camile, de quatro meses, sente os efeitos do clima há mais de duas semanas. "Ela tem uma tosse alérgica que piorou depois que o clima começou a ficar assim, cada dia mais quente e mais seco", afirma. A menina está fazendo tratamento com uma pediatra.

O gerente do Centro de Saúde Dom Aquino, Luiz Gonçalo Ferreira da Silva, também afirma que aumentou a procura no local. "Todo ano, nessa época, cresce o número de pessoas com infecções nas vias aéreas. Elas vêm até aqui com tosse, gripe, narina seca". Os pacientes procuram principalmente por inalação, segundo ele.

Os médicos recomendam beber muito líquido, ter uma alimentação saudável, aumentar a ingestão de frutas e verduras e evitar aglomerações. Outra medida é colocar recipientes com água ou toalhas molhadas nos cômodos das casas, para ajudar a umidificar o ar.

O clima deve continuar quente e seco pelos próximos dias, segundo o Centro de Previsão de Tempo de Estudos Climáticos (Cptec), do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para esse feriado, a mínima será de 20ºC e a máxima de 33º. No domingo, uma frente fria chega a Cuiabá e vai derrubar a temperatura. A previsão é de mínima de 13ºC e máxima de 21ºC.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia