Cuiabá, Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025
CONCURSO DE GÊNEROS TEXTUAIS
19.11.2025 | 10h51 Tamanho do texto A- A+

Várzea Grande premia estudantes da rede municipal

Parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros busca desenvolver uma consciência coletiva sobre a importância do cuidado e respeito com o meio ambiente

MATHEUS GUIMARÃES

Ilustração

DA REDAÇÃO

Alunos da rede municipal de Várzea Grande participaram da solenidade de premiação da 5ª edição do Concurso de gêneros textuais “Eu Digo Não às Queimadas! Diga Você Também”. A premiação foi hoje (18), no auditório do Anexo II da SMECEL, no bairro Jd. Marajoara.

 

Promovido pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), o concurso tem como objetivo incentivar a produção artística e intelectual dos alunos da rede municipal, ampliando suas percepções, conceitos e opiniões sobre a temática das queimadas.

 

Por meio das redações, o projeto busca desenvolver uma consciência coletiva sobre a importância do cuidado e respeito com o meio ambiente, da sustentabilidade e da saúde pública.

 

Ao todo, aproximadamente 100 produções foram avaliadas durante essa edição do concurso. Foram premiados nove vencedores nas três categorias: conto, quadrinho e notícia. As premiações incluíram uma bicicleta para o primeiro lugar, um tablet para o segundo lugar e uma bolsa com materiais escolares para o terceiro colocado.

 

RESULTADOS - Na categoria Conto, o 1º lugar ficou com o aluno Luiz Antonio Lemes de Moraes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Faustino Antonio da Silva’. Em segundo lugar ficou a aluna Emilly Almeida de Moraes, da EMEB Lenine de Campos Póvoas e o terceiro lugar ficou com a aluna Lilian Vitória Silva de Campos, da EMEB Joaquim da Cruz Coelho.

 

Na categoria Quadrinho, o 1º lugar foi conquistado pela aluna Gabrielly dos Santos Souza, da EMEB Irenice Godoy de Campos, o 2º lugar ficou com a aluna Yasmim Gabrielly dos Santos Souza e o terceiro lugar foi para a aluna Amanda Nunes dos Santos Zimmer.

 

Já na categoria Notícia, o aluno André Correa da Silva da EMEB Gonçalo Domingos de Campos (CAIC) conquistou o 1º lugar, a aluna Wendriane Silva da Costa da EMEB Júlio Domingos de Campos, pontuou em 2º lugar e o 3º lugar ficou com o aluno Álvaro Vinícius Pereira da EMEB Manoel Correa de Almeida.

 

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, destacou a participação dos alunos da rede municipal e a parceria da SMECEL com o Corpo de Bombeiros, reforçando a importância da atuação do órgão “tanto no trabalho de salvar vidas como trazer essa reflexão da importância do meio ambiente para a base da educação”.

 

Cunha disse ainda que ações como o concurso de gêneros textuais promovem a conscientização e a educação ambiental, formando cidadãos com compromisso com preservação da natureza.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, disse que a gestão Flávia Moretti/Tião da Zaeli tem fomentado o trabalho de combate aos incêndios com a implementação do Programa VG Sem Queimadas que reduziu efetivamente os focos de calor no ano de 2025.

 

“A parceria com o Corpo de Bombeiros é importante para contribuir com toda sua estrutura para esse apoio fundamental do Estado ao município de Várzea Grande” pontuou.

 

O tenente-coronel BM, Heitor Alves de Souza, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar afirmou que a Prefeitura é uma grande parceira que abraçou o tema das queimadas e proporciona essa oportunidade de levar até às escolas municipais esse momento de reflexão e conscientização.

 

“Mais importante que as premiações, é saber que os alunos, em meio a tantas distrações da modernidade, têm um momento para refletir e escrever sobre o tema e se conscientizar sobre o seu papel na conservação do meio ambiente” declarou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia