A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou o laudo do acidente entre um ônibus e uma carreta que matou 11 pessoas, na BR-163, no dia 9 de agosto, em Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá). A instituição divulgou nesta segunda-feira (22) vídeos em 3D que mostram diferentes perspectivas da colisão
Nas imagens, que consideram todas as circunstâncias físicas do acidente, é possível ver a fatalidade de quatro ângulos diferentes: vistos de cima e de dentro de ambos os veículos.
O ônibus invadiu a pista contrária e o motorista da carreta tentou desviar, saindo parcialmente da pista, mas não conseguiu evitar a colisão. Os veículos acabaram colidindo lateralmente, o que causou a morte de 11 pessoas.
O policial rodoviário federal Victor Giovanni Pina de Mello, integrante do Grupo de Perícia em Sinistro de Trânsito (GPER), informou ao veículo Primeira Página que as principais causas do acidente foram a alta velocidade do ônibus, o pavimento da via, que não garante a segurança de quem circula na via e a proibição de a carreta circular no horário do acidente.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o horário habitual de carretas acima de 57 toneladas ou com comprimento total acima de 19,80 m é do amanhecer ao por do sol. O acidente ocorreu por volta de 21h40.
O policial afirmou que pontos que devem ser considerados para precaução de possíveis acidentes como este são a instalação de mais equipamentos e radares de velocidade.
O laudo da PRF foi concluído, mas o acesso pode ser feito somente aos envolvidos diretamente no acidente. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que também é responsável pelas circunstâncias do acidente, com análise e coleta de vestígios, deve terminar o laudo do órgão em 10 dias.
O acidente
A colisão ocorreu no km 648 da BR-163, entre um ônibus de viagem da empresa Rio Novo e uma carreta carregada com caroço de algodão.
O ônibus, que trafegava sentido Sinop, saiu da pista e colidiu contra a carreta. 11 pessoas morreram ainda no local.
Outras 26 vítimas foram encaminhadas a unidades de saúde em estado moderado, 11 em estado grave e oito com ferimentos leves.
Vítimas:
Maria Eduarda de Matos Catuta -29 anos
Gabriel Mendes Sanqueta - 20 anos
Marinalva Sobeira dos Santos - 33 anos
Francisco Das Chagas Nascimento Silva - 22 anos
Alcione Ferreira Lima - 51 anos
Laura Simone Garcia Corrêa Kolling - 52 anos
Eileen Naiely da Silva - 20 anos
Luis Augusto Araujo Santos - 41 anos
Ana Paula Ferreira - 46 anos
Marcos Antônio Ferreira Dias - 23 anos
Mateus Vicente Serafim - 25 anos
Veja o vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|