Cuiabá, Sexta-Feira, 26 de Dezembro de 2025
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26.12.2025 | 15h25 Tamanho do texto A- A+

Acidente causado por invasão de faixa matou 11 em MT; relembre

O motorista do ônibus que transportava 56 passageiros e mais da metade morreu ou ficou ferida

Reprodução

O ônibus que se envolveu em acidente que matou 11 pessoas teve a parte frontal destruído

O ônibus que se envolveu em acidente que matou 11 pessoas teve a parte frontal destruído

LARISSA AZEVEDO
DA REDAÇÃO

Um dos acidentes rodoviários mais graves de 2025, em Mato Grosso, foi registrado na noite de 8 de agosto, na BR-163, entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A colisão entre um ônibus de viagem e uma carreta carregada com caroço de algodão deixou 11 pessoas mortas e 26 feridas.

 

Perdemos um coração que curava, um olhar que acolhia e mãos que cuidavam com amor

O acidente, que comoveu o estado, ocorreu por volta das 21h40, no km 648 da rodovia, trecho administrado pela concessionária Nova Rota do Oeste. 

 

O ônibus, da empresa Rio Novo, seguia em direção ao município de Sorriso e transportava 56 passageiros. Ele invadiu a pista contrária, o que é proibido no trecho, e colidiu contra uma carreta, conduzida pelo motorista no sentido oposto. 

 

Com a força do impacto, 11 pessoas morreram ainda no local. Outras 26 pessoas foram socorridas com ferimentos moderados, 11 em estado grave e oito com lesões leves. Na ocasião, o motorista da carreta também ficou gravemente ferido.

 

A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, além de profissionais da concessionária, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Civil e da Politec. 

 

Imagens feitas no local evidenciaram a destruição de parte do ônibus, que ficou completamente retorcido após a batida.

 

 

As vítimas

 

A morte das vítimas, que já é lamentável para quem vê de fora, é de uma grandeza profunda e irreparável para familiares, amigos e colegas dos que partiram. 

 

Reprodução

acidente ônibus carga carreta

Acidente entre ônibus e carreta deixou 11 pessoas mortas na BR-163

Entre as vítimas está a médica Maria Eduarda de Matos Catuta, de 29 anos. Ela era residente em Pediatria no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum. 

 

Natural de Cuiabá, Maria Eduarda era formada pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e foi lembrada por colegas e pela direção do hospital como uma profissional dedicada, humana e apaixonada pelo cuidado com crianças.

 

“Hoje a medicina e todos nós perdemos mais que uma profissional. Perdemos um coração que curava, um olhar que acolhia e mãos que cuidavam com amor. Dra. Maria Eduarda deixa um legado de luz e humanidade que jamais será esquecido", disse um colega. 

 

Também perderam a vida a técnica de enfermagem Ana Paula Ferreira, de 46 anos, servidora do Centro de Prevenção e Atendimento em Saúde (CPAS) de Nova Mutum, e o filho Marcos Antônio Ferreira Dias, de 23 anos. A Prefeitura do município ressaltou, em nota, o compromisso e a humanidade de Ana Paula no atendimento à população.

 

“Ana Paula dedicou anos de sua vida ao cuidado e acolhimento da população, sendo exemplo de profissionalismo, carinho e humanidade”, lamentou trecho da nota.

 

As outras vítimas foram Gabriel Mendes Sanqueta, de 20 anos, Marinalva Sobeira dos Santos, de 33, Francisco das Chagas Nascimento Silva, 22, Alcione Ferreira Lima, 51, Laura Simone Garcia Corrêa Kolling, 52, Eileen Naiely da Silva, 20, Luis Augusto Araujo Santos, 41, e Mateus Vicente Serafim, de 25 anos.

 

Acidente em vídeo 3D

 

No dia 22 de setembro, pouco mais de um mês após a tragédia, a Polícia Rodoviária Federal concluiu o laudo do acidente e divulgou vídeos em 3D que reconstroem a dinâmica da colisão, sob diferentes ângulos. 

 

As imagens mostraram que o ônibus invadiu a pista contrária em um trecho de faixa contínua, onde a ultrapassagem é proibida. O motorista da carreta ainda tentou desviar, saindo parcialmente da pista, mas não conseguiu evitar o choque lateral.

 

Segundo o policial rodoviário federal Victor Giovanni Pina de Mello ao veículo Primeira Página, fatores como a alta velocidade do ônibus, as condições do pavimento da via e a circulação da carreta em horário não permitido contribuíram para o acidente. 

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o horário habitual de carretas acima de 57 toneladas ou com comprimento total acima de 19,80 m é do amanhecer ao pôr do sol. O acidente ocorreu por volta de 21h40. 

 

 

O laudo também apontou a necessidade de medidas preventivas, como a instalação de mais equipamentos de fiscalização e controle de velocidade no trecho. As investigações sobre as circunstâncias do acidente seguem sob responsabilidade da PRF e da Politec.

 

Após a tragédia, a empresa Rio Novo informou que assumiu integralmente os custos funerários e de traslado das vítimas, além de alertar a população em relação a golpes envolvendo supostas vaquinhas ou pedidos de doação em nome dos familiares. 

 

Até os dias seguintes ao acidente, a maioria dos passageiros feridos recebeu alta médica.

 

O acidente na BR-163 deixou marcas profundas em famílias, comunidades e profissionais da saúde, tornando-se um dos episódios mais trágicos do ano nas rodovias de Mato Grosso.

 

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