Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
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Ainda no papel, tarifa do VLT já provoca discussão

Valor da passagem só será definido quando Secopa tiver em mãos o projeto executivo

Secopa

Tarifa do VLT já causa preocupação nas cidades a serem servidas pelo modal de transporte

Tarifa do VLT já causa preocupação nas cidades a serem servidas pelo modal de transporte

RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO

Principal projeto de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo de 2014, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que vai percorrer as linhas CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro, com a proposta de melhorar a qualidade do sistema de transporte de Cuiabá e Várzea Grande, segue com o preço da tarifa indefinido.

O tema foi discutido em audiência pública recente, no Centro Cultural da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), com a presença da equipe técnica da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo).

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), se revelou preocupado com as dúvidas que cercam o projeto. "Eu quero saber se terá subsídio ou não, pois a prefeitura não tem condições de arcar com essa despesa. O mesmo ocorre com Várzea Grande, diante da visível dificuldade financeira que os municípios brasileiros enfrentam", disse.

Para reforçar as dúvidas a respeito da tarifa, o coordenador de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, alegou que não dá para definir o valor da tarifa, pois o VLT está em sua fase inicial.

"Somente na fase do projeto e quando for concebida a rede final, teremos definição do número de ônibus e carros. A partir daí, teremos uma definição mais clara a respeito do valor correto da tarifa", disse.

Por outro lado, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, sinalizou que o Estado não deve oferecer subsídio nas tarifas aos usuários do transporte coletivo dispostos a usar o VLT.

"Todo custo do VLT está sendo bancado pelo Estado de Mato Grosso. Se estamos bancando toda essa aquisição e presenteando Cuiabá e Várzea Grande com toda essa infraestrutura, o Estado não está visando retorno financeiro, o nosso subsídio está aí", afirmou.

Conforme já anunciado anteriormente pelo governador Silval Barbosa (PMDB), o Estado vai executar as obras do VLT e, após sua conclusão, lançará um edital de licitação para conceder a iniciativa privada a gestão do sistema de transporte.

A empresa vencedora poderá administrá-lo período de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Assim, o Estado também planeja recuperar o dinheiro gasto com o investimento, que pode chegar até a R$ 1,1 bilhão.

Para contratação da empresa que vai executar o projeto do VLT, o Estado optou pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratação), que serve para acelerar a contratação em obras voltadas a Copa do Mundo e Olimpíadas, conforme aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Primeiramente, será apresentado um projeto básico para início das obras. Logo depois, o projeto executivo que permite ter conhecimento de mais detalhes técnicos a respeito do modal de transporte.




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8 Comentário(s).

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Ronner Duniz  03.03.12 01h49
Essa preocupação do prefeito de Cuiabá Galindo, é preocupação Política e não Técnica. O Governo do Estado de Mato-grosso esta bancando a obra c/ parceria Federal. A cidade de Cuiabá vai receber a obra pronta. Salvador e Brasilia só pra lembrar, também vão fazer o metro de superfície. O VLT é tendencia mundial, 1° Mundo. Será que só o povo daqui não tem condição de ter Metro? Política é uma coisa, Gestão é outra coisa.
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joaoderondonopolis  25.02.12 09h33
Jackson eu disse hoje seria em torno de R$ 10,00 (deis reais) a passagem do VLT, mas até chegar em circulação em 2016 deve chegar de R$ 15,00 a 20,00 reais, porque vai ter algumas coisinhas mais.
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jhoy  24.02.12 23h25
ORAS, ORAS, DEIXA VER SE EU ENTENDI. SE A PREVISÃO DA OBRA TEM INICIO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DESTE E EXECUÇÃO DE 02 ANOS, SIGNIFICA QUE FICARÁ PRONTO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014, OU SEJA, APÓS A REALIZAÇÃO DA COPA. PIOR. SE A LICITAÇÃO DE CONCESSÃO SERÁ REALIZADO APÓS A CONCLUSÃO/ENTREGA DA OBRA DOS TRILHOS, CONTANDO COM O TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DESSA LICITAÇÃO DE CONCESSÃO, DE INSTALAÇÃO DOS VEÍCULOS LEVES, DE EXPERIMENTOS, CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS, TREINAMENTOS, DE ADAPTAÇÕES, ENFIM, SE CONTARMOS TODOS OS DETALHES NECESSÁRIOS A OPERACIONALIZAÇÃO, SIGNIFICA QUE O SISTEMA REALMENTE FUNCIONARÁ SOMENTE DURANTE OU NO MÍNIMO AS VÉSPERAS DAS OLIMPÍADAS DO RIO DE JANEIRO????? ME AJUDEM AI, OHHH.
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kostantinov  24.02.12 22h30
Primeiro Cuiaba não tem grande Fluxo de passageiros para manter esse VLT. Hoje a empresas de onibus operam com a frota maxima no horario de 6:oo as 9:00, depois recolhem um monte de carro por falta de clientes. Esse VLT entrara em intervalo tambem????? apos o horario de pico????. Isso é fato, Pois conheço toda operação do sistema na Capital.
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joaoderondonopolis  24.02.12 19h51
Já falei e torno repetir e podem gravar o que eu vou falar, o custo de uma passagem no VLT se fosse hoje seria a bagatela em torno de R$ 10,00 (deis reais). Quem pode pagar?
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