HUMBERTO FREDERICO
DA REDAÇÃO
O estádio Governador José Fragelli, o Verdão, será demolido no próximo mês de abril, segundo informou o diretor da empreiteira Mendes Júnior, Amaro Camara Guatimosin. A empresa, que formou consórcio com a Santa Bárbara Engenharia, foi vencedora da licitação para construção da Arena Mulltiuso, homologada pelo governador Blairo Maggi, no começo da noite de terça-feira (30).
"Assim que for dada a ordem de serviço para a construção da obra, o atual estádio será demolido. A previsão é de que a obra comece antes do dia 3 de maio, prazo que a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] deu para o início dos trabalhos nas cidades-sede da Copa de 2014", disse Amaro.
O contrato da empresa com o Governo do Estado prevê que a construção do estádio termine em 32 meses. A validade começou ontem e vai até dezembro de 2012, prazo limite-imposto pela Fifa. "O contrato é este, mas esperamos terminar bem antes", disse Guatimosin.
O custo do novo Verdão" será de R$ 342 milhões e ele terá capacidade para 42 mil pessoas. A Mendes Júnior também participa da licitação dos estádios das cidades de Belo Horizonte (Mineirão) e Rio de Janeiro (Maracanã).
Obra fundamental
O governador Blairo Maggi (PR) comemorou homologação do contrato. "Hoje começa a Copa em Mato Grosso. Podemos ter mundial sem avenida, mas não tem com ter sem estádio. Fico honrado pelo fato de este ser meu último ato no Governo do Estado", declarou o governador.
Cotado por pesquisadores nacionais como o estádio mais barato do país, o projeto do novo Verdão prevê a construção de um estádio multiuso, para que, depois da Copa de 2014, seja utilizado também como espaço para a realização de convenções, shows, feiras, entre outros eventos.
De acordo com as exigências tecnológicas da Fifa, novos investimentos serão realizados para equipar o novo estádio.
O complexo será construído no mesmo local do atual Estádio Governador José Fragelli e contará com total infraestrutura de restaurantes, estacionamentos, lagos, bosque e pista para caminhada.