Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
TELES PIRES E TAPAJÓS
27.04.2012 | 15h10 Tamanho do texto A- A+

Movimento defende a criação de um porto no Norte de MT

Produtores, autoridades e sociedade se reúnem em Alta Floresta para discutir viabilidade

Divulgação

Criação de um porto no Eixo do Teles Pires e Tapajós é discutida em Alta Floresta

Criação de um porto no Eixo do Teles Pires e Tapajós é discutida em Alta Floresta

KATIANA PEREIRA
ENVIADA ESPECIAL A ALTA FLORESTA

Representantes do setor produtivo, autoridades públicas e a sociedade irão debater, na noite de sexta-feira (27), em Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), a importância da criação de um porto na região Norte do Estado.

A idéia é aproveitar os leitos dos rios Tapajos e Teles Pires para construir uma hidrovia, na região de Cachoeira Rasteira, localizada em Apiacás (a 200 km de Alta Floresta). O evento, denominado "Movimento Pró-porto", será às 19h, no Rotary Clube.

O encontro, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), vai discutir a importância da Hidrovia Teles Pires-Tapajós para o escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso. Estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia (MME), mostram os locais onde serão construídas as novas hidrelétricas brasileiras.

No entanto, estes projetos não prevêem a construção de eclusas, obras de engenharia hidráulica onde é possível transportar barcos e navios por canais com diferenças de nível (para cima ou para baixo), através de um sistema de comportas. Com a construção dessas eclusas, será possível escoar a produção agropecuária de Cachoeira Rasteira (MT) até de Itaituba (PA).

O coordenador-executivo do Movimento Pró-logística, Edeon Vaz, conduzirá os debates. "Esta hidrovia proporcionará uma redução significativa de frete para toda a região de Alta Floresta, Colíder, Apiacás, e Sinop, até Lucas do Rio Verde e Sorriso. Para isso, precisamos viabilizá-la no percurso de Itaituba, no Pará, até Cachoeira Rasteira, em Mato Grosso", explicou.

Com a conclusão da pavimentação da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém (PA), estima-se que o custo do frete entre Sorriso até Santarém, por exemplo, reduza 34,82% (de R$ 240,46 para R$ 148,06) em relação ao trajeto percorrido via porto de Paranaguá (PR).

O Movimento Pró-logística é uma união de entidades mato-grossenses e que tem como objetivo acompanhar projetos de desenvolvimento logístico e propor soluções que possibilitem ganhos econômicos, sociais e ambientais para Mato Grosso. O grupo é composto por diversas entidades, entre elas a Famato, Aprosoja, Acrimat e Ampa.

Estarão presentes no encontro o coordenador-geral de programas do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários, do Ministério dos Transportes, Edson de Oliveira Vianna Junior, e o superintendente de Navegação Interior, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski.

Também participarão do evento representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), entre outras entidades parceiras do Movimento Pró-Logística.

* A repórter Katiana Pereira viaja a Alta Floresta a convite da Famato.




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