Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
SEGURO RESIDENCIAL
18.07.2010 | 11h05 Tamanho do texto A- A+

Seguradora oferece serviços que vão de babá a veterinário

Diferença do cardápio de um pacote básico para um completo pode chegar a R$ 300 por ano

DO R7

Serviços de chaveiro, desentupidor, eletricista, encanador e pedreiro são considerados quase obrigatórios em um contrato de seguro residencial. Num cenário em que praticamente todas as empresas oferecem essas assistências, ganha quem tiver opções para tornar a vida do segurado mais cômoda: há empresas que oferecem até babá, veterinário e help-desk (serviços de informática).

São tantos serviços embutidos que as proteções contra incêndio, fumaça, explosão, roubo e furto acabam ficando em segundo plano. Valmir dos Santos, diretor de negócios massificados em microsseguros da Mapfre Seguros, explica que isso é o diferencial.

- O seguro deixou de ser só uma apólice para ser um pacote de assistência 24 horas. Esse conjunto de coberturas adicionais mais voltadas para o dia a dia fez com que muitas pessoas passassem a ver melhor custo-benefício, com oferta de chaveiro, de técnicos da linha branca [geladeira, fogão e máquina de lavar roupas], de encanador. Se você precisar de uma babá, até isso a gente arruma.

Se você não tem filhos em casa, há empresas que oferecem consultas veterinárias para cuidar do seu animal de estimação. Mas caso o seu "bebê" seja um supercomputador, os técnicos de informática especializados vão até a sua casa.

As empresas dizem que têm em torno de 40 serviços disponíveis, que podem variar de acordo com a escolha do segurado. A diferença do cardápio de um pacote básico para um completo pode chegar a até R$ 300 por ano, dependendo da empresa.

Há desde serviços de fixação de prateleiras e limpeza da caixa d'água, até despachante, transporte escolar, carpintaria, dedetização, pintura e vidraçaria.

E a lista não para por aí: há seguradoras que oferecem dados sobre condições de praias, cotações da Bolsa de Valores, indicações de agências de viagens e meteorologia.

Marcelo Santana, coordenador da Porto Seguro, diz que os serviços que mais chamam a atenção são o "pet" e o help desk, mas reparos hidráulicos, elétricos e de equipamentos da linha branca estão no topo da lista dos mais buscados no dia a dia.

Carro X casa

Rafael Rodrigues, superintendente de produtos patrimoniais da Allianz, diz que o brasileiro ainda tem uma ideia errada sobre o custo dos seguros e o retorno que ele traz. A companhia estima que só uma em cada dez das 400 milhões de residências no país tenha proteção.

Santana afirma que os consumidores e proprietários de casa não têm a cultura de pensar nas apólices como forma de prevenir futuras perdas com acidentes.

- O ideal seria que contratássemos o seguro por conta do risco. A pessoa demora uma vida para comprar uma casa e dificilmente vai comprar mais de uma. E se ela pegar fogo? Você demorou 30 anos para adquirir e não fez o seguro. Fazemos seguro do carro, mas não fazemos seguro da casa.

Santos diz que é justamente a diferença dos prêmios (aquilo que o segurado paga para a empresa) de automóveis e de residências que causam confusão nos consumidores.

- Existe um conceito na cabeça das pessoas de que uma apólice para casa é cara. O cliente vê que tem um carro de R$ 30 mil e paga R$ 2.000 por ano no seguro. Se a casa dele custa R$ 100 mil, ele pensa que não vai conseguir pagar. Mas hoje já há produtos a partir de R$ 40 por ano. É pouco mais de R$ 3 por mês.

Veja quais são os serviços mais procurados pelos clientes das seguradoras

1. Hidráulica
2. Elétrica
3. Lava roupa
4. Desentupimento
5. Chaveiro
6. Substituição de telhas
7. Geladeira
8. Manutenção de computador
9. Fogão
10. Limpeza de caixa d'água




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia