Mais de 200 competidores encararam o desafio do Ultramacho, maior festival de aventura de Mato Grosso. Realizado pela segunda vez no estado, o evento se firma como a convergência das principais modalidades dos esportes de aventura em duas competições.
A corrida de montanha foi a primeira prova em Mato Grosso a levar os participantes para longe do asfalto. Foram 12 km de prova num circuito que incluiu a passagem pelo Morro de Santo Antônio, com um desnível de quase 500 metros.
A novidade agradou os participantes, que ainda estão se adaptando a modalidade esportiva. Para o corredor e educador físico Grey Lemes, a montanha foi realmente o maior desafio.
"Muitos competidores ainda não haviam praticado a subida no morro, há pontos em que praticamente tivemos que escalar, é isso é uma novidade em Mato Grosso", explica.
A prova foi bem recebida pelos participantes que prometeram encarar os próximos desafios do circuito.
"Eu já me apaixonei. Corro há cinco anos, mas não havia tido a oportunidade de passar por lugares tão lindos em meio a natureza. A prova me levou ao limite, mas terminei muito feliz. Foi 100% superação", afirmou a atleta Flavia Siqueira.
Categorias
A corrida de aventura uniu três modalidades esportivas: mountain bike, corrida de montanha e bóia cross. Foram 30 km de prova disputados em duplas masculinas, femininas e mistas. O trajeto também incluiu a subida do Morro de Santo Antônio e a descida do Rio Cuiabá.
"É muito difícil, tem que estar preparado", afirma Rodrigo Buchman da equipe Casca Grossa, vencedora na categoria masculina pela segunda vez.
Os participantes da prova tinham perfil bastante diversificado e vieram de 13 municípios do estado.
"Temos competidores estreantes, que buscam um novo estilo de vida. E também atletas experientes que inclusive já disputaram o Iron Man. Esta é a maior característica da prova, um desafio para todos os níveis. Estamos muito felizes com o resultado desta edição e já estamos preparando a próxima etapa, que será realizada em julho ou agosto em local a ser definido", explica Tomio Uemura, diretor da prova.
Na avaliação dos organizadores, o evento atingiu o objetivo.
"Queremos unir os mais belos atrativos de Mato Grosso aos esportes de aventura. Nosso estado é único e a realização deste evento ajuda a disseminar a ideia de conservação de nossos ecossistemas aliado a um novo estilo de vida. Queremos agradecer o patrocínio da Água Única que recebeu o evento em suas instalações, ao Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger que não mediram esforços para a realização do festival. Tivemos também o patrocínio da Toca do Açaí e do Hospital Ortopédico.
Apoiaram o Ultramacho as empresas Casa das Molduras, Tube, Casa Prado, Kona, Tribo Bike Sports, Gatorade, Tribo do Remo, Companhia da Aventura e o blog Correndo a Mil. O Corpo de Bombeiros também apoiou, com uma unidade de resgate.
Confira os vencedores do Festival Ultramacho:Prova Multiesportiva 30k
Categoria Masculina
1º lugar:
Equipe Casca Grossa
Rodrigo Buhman e Fábio Roberto Zilio
2º lugar:
Equipe Big Bike TGA
Marcelo Crestani e Tawie Freitas
3º lugar:
Equipe Daniel e Durval
Daniel Mouretti de Souza e Durval Pereira Rezende
Categoria Feminina
1º lugar :
Equipe Suçuaranas
Emanuelly Silva e Marielle Paula Voltarelli
2º lugar :
Equipe Ultragirls
Eleonora Pedrosa de Barros Melo e Marcela Martin
3º lugar :
Equipe Triatletas
Elizabete Avila Alvares e Carmencita da Silva Hokumura
Categoria Mista
1º lugar :
Equipe Filhos dos Livres
Aline Silva de Oliveira e Lucas Andreo
2º lugar :
Equipe BH com Cuiabá
Renata Cristina Castro Carvalho e Danilo Tolentino Abreu
3º lugar :
Equipe Casa Prado
Claudia Maria de Souza e Geraldo José do Prado Junior
Corrida de Montanha 12k
Categoria Masculina
1º lugar :
Genilson Marque e Silva
2º lugar :
Marcelo Félix da Silva
3º lugar :
Marcus Vinicius de Mesquita
Categoria Feminina
1º lugar :
Teresa Cristina Antunes Couto
2º lugar :
Anely de Moraes Pereira Merlim
3º lugar :
Luciana de Almeida Souza
Confira abaixo a galeria de imagens da prova: