A equipe gestora dos Jogos dos Povos Indígenas reuniu-se nesta segunda-feira (29/07) na Secretaria de Esportes e Lazer (Seel-MT) para alinhamento e definição de plano de ações visando ao atendimento das demandas antes da realização do evento, que ocorrerá em outubro na Capital mato-grossense. Entre os temas de discussão consta o lançamento oficial dos Jogos dos Povos Indígenas, agendado para o próximo mês. “Esta é uma ação de Governo e a gestão está comprometida com o evento, tanto que o governador Silval Barbosa decretou uma comissão formada por representantes de cada secretaria para que juntas somem esforços e garantam o sucesso deste grande acontecimento”, destacou o secretário da Seel-MT, Ananias Filho.
Os Jogos dos Povos Indígenas foi idealizado e coordenado pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), parceiro do Governo do Estado na organização e realização do evento. Está na 12ª edição, cujo tema é “O importante não é ganhar, e sim celebrar”. O objetivo é integrar as comunidades indígenas e não indígenas por meio da prática de jogos tradicionais e valorização da cultura destes povos.
O Ministério dos Esportes também é realizador e foi representado na reunião pela coordenadora-geral de Jogos e Eventos, Joslea Rodrigues. “A parceria com o Governo de Mato Grosso tem sido fundamental para a concretização deste que é um dos maiores eventos do Ministério dos Esportes. E um exemplo disso é a realização do lançamento oficial aqui mesmo em Cuiabá”.
É o que disse também o coordenador do ITC, Marcos Terena, que destacou a atuação do Estado na organização. “Desde o primeiro momento o Governo tem se posicionado de forma favorável à realização dos Jogos e cumprido as etapas para a concretização do evento”. Também ressaltou a importância do alinhamento das ações para a efetividade do planejamento. “Esses encontros vão quebrando as demandas, porque a agenda burocrática é grande e precisamos avançar nas fases para trabalharmos de forma mais ajustada”.
As reuniões de alinhamento contam com a presença de diferentes órgãos, entre eles a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Esportes e Cidadania, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para o secretário municipal de Esportes e Cidadania, Carlos Brito, o entrosamento entre os governos Federal, Estadual e Municipal é fundamental tendo em vista a complexidade e desafios do evento. “É um acontecimento de interesse público, não só pela causa indígena mas também pelos impactos socioculturais”.
As reuniões de alinhamento continuam nesta terça-feira (30.07), com participação de outros parceiros como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para discussão de diferentes temas, entre eles a infraestrutura do evento.