Será neste fim de semana, 25 e 26 de fevereiro, o try out de novos jogadores para o Cuiabá Arsenal. A peneira acontece no campo principal localizado ao lado do ginásio de esportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a partir das 15 horas. Os interessados precisam imprimir a ficha de inscrição e o termo de responsabilidade no facebook do Cuiabá Arsenal (www.facebook.com/cuiabaarsenal). Todos os atletas, indiferente da idade, precisam levar os documentos. A taxa de inscrição é de R$ 15 e deve ser paga no dia do teste.
“Para jogar futebol americano basta ter vontade”, é o que garante o presidente da equipe, Orlando Ferreira. O esporte é um dos mais democráticos que existe com atletas de 58 a 160 quilos, de 1,60 de altura a 2,05. Ao todo são 11 posições de ataque, 11 de defesa e 5 especiais. “É difícil que com tantas possibilidades o atleta não encontre um lugar para exercer suas potencialidades”.
Ferreira explica que a participação no try out é uma chance única para os interessados em conhecer o esporte, pois durante os dois dias os jogadores mais experientes do Arsenal, junto com a comissão técnica, estarão ao lado dos participantes ajudando, apoiando e avaliando. “O aprendizado possível nesses dois dias, a sensação de participar de uma competição, o prazer de dar os primeiros passos no esporte - são coisas para se levar para o resto da vida”.
Mais do que ingressar no Cuiabá Arsenal, os novos jogadores terão a chance de disputar uma vaga na equipe principal e disputar o Campeonato Brasileiro ainda este ano. “Os novatos chegam a equipe para receber o melhor treinamento de Futebol Americano do país, com apoio de treinadores americanos e seguindo as melhores práticas do esporte no mundo”, conclui o presidente.
Try out
O try out é uma espécie de peneira onde são realizados diversos testes físicos em forma de circuitos. A avaliação é feita pela comissão técnica de acordo com o desempenho individual. Para as provas, cada candidato deverá levar chuteira, calção e camiseta. A data de divulgação dos resultados ainda não está confirmada.
Experiência
O linebacker (linha defensiva), Victor Hugo Reis ,18, não conhecia absolutamente nada de futebol americano até o dia que resolveu encarar o desafio e se inscrever no try out. “Eu já havia tentado outros esportes, mas meu porte físico não era bom e eu acabava desanimando”. Há apenas um ano no Arsenal ele já é um dos líderes do sub-19, além de atuar em alguns jogos da equipe principal, como as partidas contra o Spartans em São Paulo e Cuiabá. Para 2012, o garoto sonha ainda mais alto. “Quero conquistar ainda mais confiança dos treinadores e estar em todos os jogos deste ano”.
Metas
O defensive backs (linha secundária), Luiz Henrique de Oliveira, 25, chegou a participar de alguns treinos do Arsenal em 2006, mas teve uma fratura e retornou apenas ano passado durante o try out da equipe. Ele fez teste em todas as posições até encontrar a que realmente se identificava. Agora tem como meta se firmar na equipe. “Quero ser uma peça importante no grupo, não apenas mais um”. Segundo ele, a disciplina e o companheirismo são os principais valores aprendidos dentro de campo e que ele vai levar para toda a vida.
0 Comentário(s).
|