Dois membros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se reuniram, na noite dessa quarta-feira (05.10), com representantes do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT). A reunião mostrou ao COB que Cuiabá tem capacidade hoteleira para receber as Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2012.
Segundo o supervisor de Esportes do COB, André Mattos, três coisas são necessárias para a realização dos jogos: vontade política, instalações esportivas e rede hoteleira. "Nossa vinda já denota que Cuiabá tem condições de receber a competição". A capital de Mato Grosso concorre com Natal (RN) e Poços de Caldas (MG) pelo direito de sediar o torneio. A cidade escolhida deve ser divulgada até o dia 28 de outubro.
A exigência do COB em relação aos hotéis é que a cidade ofereça um mínimo de três mil apartamentos de pelo menos três estrelas. Segundo o presidente do SHRBS, Luis Carlos Nigro, essa condição já é cumprida por Cuiabá. "Hoje nós temos cerca de seis mil leitos de três estrelas. Fora isso, Cuiabá está se capacitando, oferecendo cursos para quem trabalha na área, visando também a Copa do Mundo de 2014".
O Sindicato também mostrou os projetos de estruturação do setor hoteleiro da Grande Cuiabá. Estão previstos pelo menos 23 empreendimentos na área. Investimentos também terão que ser feitos na infraestrutura esportiva. A principal delas é um novo piso para a pista de atletismo localizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O técnico da coordenadoria de projetos educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosberg Martins, explica que a cidade já tem um bom número de quadras prontas, outras que precisam de pequenas adequações e que o projeto de pista de ciclismo na região do Museu do Peixe foi muito elogiado pelo COB.
Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), José Assis Guaresqui, a competição é importante. "Cuiabá vai ter diversas modalidades, é uma oportunidade para atletas e público", disse ressaltando o trabalho do Governo do Estado para a realização da competição.
As Olimpíadas Escolares são tratadas como o maior evento esportivo do Brasil. Sua realização trará entre quatro e cinco mil pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes a Cuiabá. São 12 modalidades disputados por jovens entre 15 e 17 anos.
0 Comentário(s).
|