A pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também a pista do complexo esportivo do bairro Dom Aquino serão visitadas pelo superintendente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Martinho Nobre dos Santos, no mês de junho. As pistas serão utilizadas para a realização das Olimpíadas Escolares Brasileiras em 2012, que ocorrerá em Cuiabá no período de 25 de novembro a 08 de dezembro, na categoria 15 a 17 anos, e ainda como um dos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) da Copa do Mundo.
A visita foi confirmada pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Seel-MT, José de Assis Guaresqui, que esteve reunido com o superintendente da CBAt, nessa quarta-feira (16.05), em São Paulo. Participaram da reunião o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Francisco Antonio da Silva, e o secretário Municipal de Esporte e Cidadania, João Bosco Cruz.
O secretário de Esportes enfatizou que era necessário nortear o superintendente de informações com um relato mais detalhado do andamento das obras das pistas e também aproveitar para marcar as visitas às obras. “Estamos mostrando o trabalho de preparação que está sendo realizado em prol das Olimpíadas Escolares Brasileiras que tem como sede Cuiabá. Além disso, a pista da UFMT servirá como um dos COTs da Copa do Mundo, que tem como sede a capital mato-grossense”, declarou.
Modelo
O secretário de Esportes da Seel-MT, em companhia do Superintendente da CBAt, visitou a pista de atletismo que fica no Estádio Ícaro de Castro Melo, popularmente conhecido Ibirapuera. A pista serve como modelo para as obras que estão sendo feitas em Cuiabá.
Em 2011, a pista do Ibirapuera passou por uma reforma, recebeu um novo gramado no campo de futebol e o principal ela possui, uma pista de atletismo moderníssima, com piso sintético. Na pista foi construída uma nova área de saltos e outra de arremessos, rampa paradiso e rampa de acessibilidade. Conforme informações da CBAt, a pista foi aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela IAAF -Federação Internacional de Atletismo.
Centro de excelência
“Ficamos felizes em saber que Mato Grosso poderá ser beneficiado com um centro de treinamento para a modalidade de Atletismo”, disse o secretário de Estado de Esportes José Guaresqui, durante reunião em São Paulo com o novo presidente eleito da CBAt, o atual presidente da Federação Paulista de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes.
O novo presidente da CBAt ressaltou à comitiva que tão logo assuma a CBAt planeja pôr em prática importantes planos para o atletismo. Como reproduzir, por exemplo, aos outros estados brasileiros o modelo dos Centros de Excelência implantados em São Paulo.
Projeto para Cuiabá
A última reunião em São Paulo foi com o atleta Vicente Lenílson, medalhista pan-americano e olímpico no revezamento 4x100m. O secretário da Seel quer ver a possibilidade do esportista realizar em 2013 um trabalho de base, para o atletismo. “Sabemos do potencial e do talento dele, estamos vendo a possibilidade dele apresentar um projeto bom para o nosso atletismo e para os mato-grossenses”, frisou o secretário Guaresqui, ao comentar que até o mês de julho, ele estará em Cuiabá para mostrar o projeto.