A reforma da pista de Atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012, em Cuiabá, será concluída na primeira quinzena de novembro. Nesta quarta-feira (17), o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, e técnicos visitaram o local, que irá sediar competições dos jogos, entre os dias 25 de novembro e 08 de dezembro, para atletas de 15 a 17 anos.
“O nosso objetivo é um espaço redesenhado, visando estrutura e modernização", disse Guaresqui, explicando que a vistoria é realizada para o acompanhamento das adequações que são feitas e, assim, "pontuar detalhes e sanar quaisquer problemas; para atendermos à altura as exigências do Comitê Olímpico Brasileiro”, destacou.
A pista passa por adequações no corpo, na grade de lançamento de disco, na zona de salto a distância e triplo, nos setores de arremessos de pesos e de dardos, obstrução dos drenos; reforma de meio-fio da borda interna e externa, troca do material da caixa de salto e troca dos refletores.
Após as Olimpíadas Escolares, a pista continuará a ser utilizada pela população. Segundo o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Francisco Silva, as adequações feitas contribuirão para o crescimento da instituição, tanto no social, quanto no pedagógico. “Com certeza, os alunos e a comunidade vão ganhar em qualidade”, assinalou.
Participaram da visita, a representante da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mato Grosso, Julia Martinaitis, a responsável pela infraestrutura dos locais de competição das Olimpíadas Escolares Brasileira da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Anelise Macedo Pastorello, representando a reitora da UFMT, Hildebrando Daltro Junior, e também o supervisor de Desporto e Recreação da UFMT, professor José Carlos Lara.