Um dos projetos sociais de maior destaque da Segurança Pública de Mato Grosso, o Programa Rede Cidadã, que atende atualmente cerca de 900 crianças e jovens, poderá ganhar um centro de treinamento para atender a demanda da capital mato-grossense. A ideia do novo centro de treinamentos foi discutida nesta quarta-feira (11.07) na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel).
A idealizadora do projeto, tenente-coronel da Polícia Militar, Zózima Dias dos Santos, e o Ten. Cel. Maurozan Cardozo estiveram no gabinete do secretário de Esportes, José de Assis Guaresqui, buscando parceria da Seel para que o projeto seja implementado no Complexo Esportivo do bairro Dom Aquino. "O espaço no Dom Aquino será utilizado como uma das sedes das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012, e depois disso, poderá ser reutilizado como local apropriado para receber os jovens que fazem parte do programa Rede Cidadã, disse Ten. Cel. Zózima.
O projeto desenvolve atividades educativas, culturais, esportivas e sociais como estratégia de fazer com que o Estado esteja presente nas casas, nas ruas e nas comunidades. “A parceria da Seel será importante para buscar apoio também da Secretaria Municipal de Esportes para conseguirmos o espaço”, comentou lembrando ainda que é uma forma de integrar mais ainda esses jovens a atividades culturais e esportivas. "Além disso, a mobilização de toda a comunidade servirá como conscientização dos jovens, pois sabemos que no programa realizado são ministrados temas polêmicos, como a prevenção ao uso de drogas, meio ambiente, nutricionismo, relações familiares e sociais”, lembrou.
O Cel. Maurozan ressaltou as adequações do local, que é bem localizado e tem uma boa estrutura, e servirá, depois dessa reforma, para atender a demanda do programa. “O espaço irá contribuir para o desenvolvimento das diversas modalidades que são programas no programa como, por exemplo, o Jiu Jitsu, atletismo, futebol, vôlei e futsal".
“Esse projeto já é uma política do Governo do Estado, por meio da Sesp, existente há sete anos. Essa ação precisa unir mais parceiros para dar continuidade nos projetos existentes. E a Seel é uma secretaria que representa o esporte e essa parceria, com certeza, irá fortalecer ainda mais o programa. E estamos reivindicando o apoio da Seel que sempre foi parceira da Rede Cidadão”, pontuou Zózima.
ProgramaO Programa Rede Cidadã foi criado em 2004, pelo Governo do Estado, por meio da Sesp, com o objetivo de reduzir a criminalidade e atender preventivamente crianças e adolescentes em situação de risco infracional. A Rede Cidadã já funciona em Cuiabá, Rondonópolis e Nova Olímpia. A equipe está trabalhando para que ela seja implantada, ainda este ano, em Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Barão de Melgaço e Cáceres.
O programa atende crianças de 10 a 17 anos de idade que foram encaminhadas por instituições que trabalham ou atendam crianças vulneráveis, escolas e famílias.