O deputado federal José Medeiros (PL) é um dos alvos dos 14 processos instaurados nesta semana pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Ele vai responder por quebra de decoro.
O pedido foi feito pelo partido de esquerda Psol, que o acusa de declarações ofensivas e etarismo contra o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), durante sessão realizada no último dia 11 de junho.
A confusão começou quando deputados do PL subiram na tribuna para criticar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Valente rebateu e afirmou que as críticas eram uma “cortina de fumaça” para desviar a atenção do processo que apura uma suposta tentativa de golpe de estado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Medeiros, então, sem citar Valente afirmou que “canalhas também envelhecem” e que o parlamentar “É muito valente no nome, mas não produz nada”. As falas causaram uma confusão durante a sessão, com bate-boca entre bolsonaristas e políticos de esquerda.
A representação, assinada pela presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi, pede que o Conselho de Ética apure os fatos e aplique as sanções cabíveis, que vão desde censura até perda de mandato.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).