Seis cidades de Mato Grosso estão entre as 20 mais violentas da Amazônia Legal, segundo o estudo Cartografias da Violência na Amazônia, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quarta-feira (19).
Estão na lista: Alto Paraguai, Aripuanã, Barra do Bugres, Nobres, Sorriso e Vila Bela da Santíssima Trindade. O levantamento considera a taxa de homicídios por 100 mil habitantes e a atuação de facções.
Vila Bela lidera o ranking por ser estratégica ao tráfico devido à fronteira com a Bolívia. Nobres está em segundo lugar, impulsionada pela guerra entre duas facções. A disputa intensifica execuções e confrontos.
Em Barra do Bugres e Alto Paraguai, a violência é alimentada pela briga por rotas e domínio territorial. Já Aripuanã enfrenta também conflitos por garimpos clandestinos.
O Cartografias da Violência na Amazônia aponta crescimento de mais de 45% na presença de facções na região. Entre os 772 municípios avaliados, quase metade já registra atividades do crime organizado.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).