As francesas Raymonde Grare-Lacheau e Lucienne Saumade completam 98 anos nesta quinta-feira (23) e ganham de presente a certeza de que entrarão para o livro de recordes mais conhecido do mundo, o Guiness World Records, na edição de 2011 como as gêmeas idênticas mais longevas do mundo.
Ambas nasceram com o sobrenome Watteblade, informou o site francês Sud Ouest. As duas gêmeas vivem atualmente em uma casa de campo descrita como modesta em Saint-Georges-de-Didonne, em Charente Maritime.
Para registrar o recorde, cenas do aniversário de ambas foram filmadas para o Guinness e, por isso, as duas senhoras tiveram direito a tomar um pouco de champanhe, de acordo com o Sud Ouest.
A vitalidade das gêmeas impressiona, ambas não usam bengala para se locomover, precisam de óculos apenas para ler e passam o tempo jogando o tarô juntas. O Sud Ouest também revelou que ambas dizem ter levado uma vida saudável, com muitos exercícios.
Lucienne, por exemplo, jogou basquete por muitos anos e participou de competições de ginástica. Isso aconteceu nos anos 1930. Raymonde comentou com o jornal como elas começaram com os esportes.
- Nós começamos com os esportes juntas aos 12 anos. Quando moramos em Paris, nossos pais moravam em frente ao ginásio Japy, tínhamos apenas que atravessar a rua. Nós fazíamos todas as atividades juntas.
Raymonde ainda contou que elas também praticaram natação e tênis, entre outras modalidades.
Muito unidas, as gêmeas se casaram, mas contam que continuaram próximas. Raymonde teve duas filhas; Lucienne, dois homens. Raymonde ficou viúva uma vez; Lucienne, três.
Há 38 anos, após viverem separadas por um tempo, elas decidiram morar em Saint-Georges-de-Didonne, inicialmente como vizinhas. E, há cinco anos, concordaram em voltar a dividir o mesmo teto.
As gêmeas continuam com suas práticas esportivas. Juntas, elas caminham diariamente e vão com frequência à praia, já que vivem em uma região litorânea. E deixam claro que, no café da manhã, as preferências são distintas, já que Raymonde toma chocolate, e Lucienne, café.
0 Comentário(s).
|