MAYLA MIRANDA
DO CIRCUITO MATO GROSSO
Desde 2001 a Ginco garante tecnologia e inovação em seus empreendimentos imobiliários, o que já lhe rendeu diversos prêmios, especialmente como a marca mais lembrada do setor da construção e por dar oportunidades de crescimento a seus colaboradores.
À frente da Ginco Empreendimentos Imobiliários estão os sócios Júlio Cesar de Almeida Braz, advogado vindo de Goiás, e Osvaldo Tamura, empresário natural do Paraná. “Eu estive em Cuiabá pela primeira vez em 1994, mas na época achei que não havia um bom espaço para o tipo de empreendimento que gostaria de realizar. Mas, quando voltamos, em 2000, o momento da cidade nos chamou a atenção”, conta Júlio.
O primeiro lançamento da empresa foi o Florais Cuiabá, que gerou excelentes frutos por três anos. Em 2004 foi lançado o condomínio Belvedere, consolidando a marca no mercado. Quatro anos depois a Ginco diversificou sua atuação, iniciando novas parcerias na construção de residenciais horizontais e verticais, entregues prontos para morar. A iniciativa foi tão bem aceita no mercado que gerou cerca de 20 empreendimentos semelhantes.
“Uma das principais características da nossa empresa, com certeza, é a preocupação que temos com o meio ambiente. Todos os nossos empreendimentos contemplam uma linda área verde – isso nos garante um bom diferencial no mercado”, afirma.
Para assegurar a perfeita implantação dos projetos, a empresa mantém um em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a revitalização do Ribeirão do Lipa, além de manter dentro dos condomínios um ambiente de natureza.
Juntamente com a consolidação da Ginco na Capital, surgiu um considerável número de vagas de empregos – são 250 funcionários diretos e cerca de 600 indiretos, dependendo do tipo e quantidade de empreendimentos em execução. A construtora também investe pesado em qualificação da mão de obra, garantindo uma bolsa universidade de 50% nos cargos de interesse da empresa e diversos
cursos de qualificação técnica.
“Nós temos colaboradores que estão conosco há mais de 12 anos. Gente que começou como copeira e hoje está como técnica de segurança. Nós damos oportunidade para os nossos funcionários, trabalhamos muito com gerenciamento pessoal”, explica.
Ainda de acordo com o empresário, a política de transferência de tecnologia veio desde a implantação da Ginco, pois todos os funcionários foram contratados na cidade e logo receberam curso de qualificação em Goiânia, até mesmo a mão de obra já formada. “Como nós trabalhávamos com uma tecnologia ainda não usada aqui, levamos todos para se adequar aos nossos padrões, desde arquitetos, engenheiros até a mão de obra de execução”.
Toda a política de qualidade resultou em mais de 6.500 famílias como clientes e, já no seu sexto lançamento em Cuiabá, a construtora de condomínios de alto padrão planeja alçar voos ainda maiores.
De olho nas mudanças que o estado vem tendo, principalmente devido à expansão promovida com a expectativa da Copa do Mundo de 2014, a Ginco está com o seu primeiro empreendimento em Várzea Grande e analisa o mercado para expansão no interior.
“Eu diria que o mercado imobiliário de Mato Grosso ainda está na adolescência, então nem as pessoas nem as empresas estão tendo ainda a percepção da dimensão que esta Copa vai mudar em Mato Grosso. Acredito que após todos esses investimentos que o estado está recebendo vamos começar um novo ciclo, em todas as áreas, principalmente na imobiliária”, enfatiza.
Mercado promissor Uma prova da grande expressão da construção civil no mercado mato-grossense é a vinda de novos shoppings e supermercados de grande porte.
“Se falarmos sobre o número de investimentos que o estado está recebendo para o evento, tanto da iniciativa privada quanto do Poder Público, vamos perceber que Cuiabá terá uma estrutura que poucas cidades no país terão. Há tempos não pensávamos que a cidade comportaria mais um shopping, e hoje já se fala da implantação de mais dois”, afirma.
A expectativa de Júlio é ainda mais promissora quando se trata do mercado imobiliário residencial, já que com as novas ligações e vias de acesso rápido, e com um trânsito mais ágil, novas áreas e regiões poderão ser exploradas.
“Uma nova realidade está por vir”, profetiza. E completa: “Nós estamos sempre preocupados com a qualidade dos nossos produtos. No mercado de hoje é extremamente importante estar se renovando e se