Caro líder: quanto mais crescemos no entendimento e no estudo, mais adquirimos experiências e buscamos ser pessoas melhores a cada dia. Um líder verdadeiro e sincero perceberá que não domina todos os assuntos de uma empresa e do relacionamento com cada colaborador.
No mundo de incertezas e instabilidades em que estamos vivendo, diante da pandemia mundial, as empresas precisarão se reinventar, entender um cenário oscilante, desenvolver um controle flexível dos trabalhos da entidade, ter empatia com os seus colaboradores, saber ouvir todos, principalmente, aqueles que têm maiores dificuldades para gerir as suas emoções.
É importante que o líder seja humilde e compreenda a difícil tarefa de liderar e prever o futuro, e, ainda, saber lidar com incertezas.
Nesse diapasão, o pensamento socrático nos ajuda a ter uma sensibilidade maior, quando apresenta a frase: “Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”.
Como professor, palestrante, coach, mentor e líder, fui compreendendo que não saber de tudo não é um “bicho de 7 cabeças”. Nós poderíamos ter 24 horas por dia para estudar e ter experiências na lida com a vida, ainda assim seria ínfimo o conhecimento adquirido, uma vez que o mundo, as disciplinas, as matérias são complexas e dificilmente nós seremos especialistas em tudo.
Diante disso, entendo que: só sei que nada sei, que é melhor buscar, pesquisar, estudar, treinar, refletir, para obter respostas assertivas que darão suporte para o desenvolvimento e gerar grandes resultados para a organização.
Só sei que nada sei! É melhor ter força de vontade para conseguir respostas, e proporcionar leveza, coerência com a engrenagem da empresa, e oferecer felicidade a todos os colaboradores. Só assim haverá uma satisfação plena para todos os envolvidos.
Seja humilde! Tenha paciência! As coisas e o mundo mudam constantemente, e você, líder, não pode ser diferente! O mundo até pode ser incerto, mas nós como líderes devemos buscar conhecimento para ter a certeza do que iremos fazer para transformar e gerar resultados para a entidade.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|