O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), defendeu a troca do projeto do BRT (ônibus de trânsito rápido) pelo modal alternativo BUD (Bonde Urbano Digital) na Capital. Ele conheceu o transporte durante uma viagem à China.

Ele ficou 15 dias em missão no exterior e visitou as empresas fabricantes do ATR (Autonomous Rail Transit), que no Brasil é conhecido como BUD.
De volta a Cuiabá, Abilio fez um balanço da visita nesta terça-feira (11) e elencou uma série de vantagens na mudança.
“Ele é melhor para o transporte de pessoas, leva mais pessoas do que o BRT, é autônomo, é mais econômico, é elétrico. Pode ter linhas novas a qualquer momento sem a necessidade de investimento em infraestrutura como o VLT, que precisaria de trilhos, ou como o BRT”, afirmou à imprensa.
“Ele, simplesmente, precisa de uma sinalização no chão e alguns ímãs colocados. Os ímãs são para quando não tiver visibilidade da sinalização, que já é o suficiente para ele ser guiado. Ele é conduzido sob rodas, pneu, e é muito eficiente”, acrescentou.
Segundo o prefeito, para a instalação do BUD, não há necessidade de mais obras na Capital. Ele lembrou que os cuiabanos tem passado por transtornos no trânsito devido às obras do BRT, que tem limitado o trânsito nas principais vias de Cuiabá.
“A parte positiva: não precisa fazer quebradeira aqui na Avenida CPA, na Avenida XV de Novembro, na Fernando Corrêa, não precisa fazer quebradeira para fazer a implementação desse veículo. Ele pode só simplesmente terminar essas obras da parte que já começou e já trazer veículo para rodar”, disse.
MidiaNews
O prefeito Abilio Brunini, durante coletiva sobre balanço de viagem internacional
“Então, isso é muito bom para a nossa economia, porque a cidade não está suportando mais a quantidade de obras que tem por aí e os próprios comerciantes estão preocupados também com os impactos que podem ter”, acrescentou.
Vinda para Cuiabá
Após ter ido até a China à convite da própria empresa do BUD, Abilio afirmou que os representantes asiáticos devem vir para Cuiabá fazer uma apresentação ao governador Mauro Mendes (União), já que o Estado é responsável pelas obras do BRT.
“Eles já estão em conversa com o Governo e eu acredito que vai dar certo”, afirmou.
O prefeito também adiantou que a empresa já fez uma proposta de valor, ainda superficial para instalação do modal, que custaria, de acordo com ele, 3 milhões de dólares o quilômetro que será instalado em Cuiabá. Convertendo para o valor atual do dólar seria mais de R$ 15,8 milhões.
“A pressa para a conclusão de obras e a necessidade da gente implementar um veículo com mais eficiência, mais economia e que ele imediatamente já pode começar a funcionar. Acho que é um ótimo negócio para o município de Cuiabá, um bom negócio para o Governo do Estado de Mato Grosso”, completou.
Veja vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|