Cuiabá, Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2025
“TRANSPORTE MODERNO”; VÍDEO
11.12.2025 | 09h15 Tamanho do texto A- A+

Abilio “vistoria” BUD em Curitiba e diz que pediu modal a Mendes

Governador do PR inaugurou novo modal e ainda chamou prefeito de Cuiabá de "referência" em gestão

Reprodução

O prefeito Abilio Brunini

O prefeito Abilio Brunini "vistoriou" o BUD e gravou com o governador Ratinho Jr.

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O prefeito Abilio Brunini (PL), que participou da viagem inaugural do Bonde Urbano Digital (BUD) em Curitiba, voltou a defender a implantação do modal em Cuiabá e disse que conversa com o governador Mauro Mendes (União) e com o vice Otaviano Pivetta (Republicanos) para articular a compra do modal.

Feliz por você estar aqui, você que tem sido uma referência na gestão pública

 

“Estamos conversando com o governador Mauro Mendes e também com o vice Otaviano Pivetta para colocar isso em Cuiabá também. E a gente vai saindo aqui de Curitiba com essa alegria de ver esse veículo já implantado na cidade”, disse Abilio.

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, Abilio aparece ao lado do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que chamou o prefeito de “referência em gestão pública”.

 

“Obrigado prefeito por estar com a gente nesse momento histórico para nós. É o primeiro bonde urbano digital da América do Sul. Feliz por você estar aqui, você que tem sido uma referência na gestão pública”, disse Ratinho Jr.

 

O BUD

 

Durante o evento, Abilio fez uma espécie de “inspeção” no veículo, explicando detalhes e pontos positivos do sistema de transporte.

 

“Ele é 100% elétrico. Muita gente acha que isso aqui é sob trilho, mas é sobre rodas. São 3 vagões articulados, painel digital com informação de velocidade e quantidade de passageiros por vagões. O motorista tem que ficar só na função de supervisor”, diz Abilio no vídeo.

 

O BUD implantado em Curitiba é fabricado pela empresa chinesa CRRC. O modal é guiado no asfalto por indução magnética, alcança até 70 km/h, tem 30 metros de comprimento, ar-condicionado e capacidade para 280 passageiros.

 

Na capital paranaense a tarifa será de R$ 5,50. Em Cuiabá, a tarifa do ônibus é R$ 4,95. 

 

Veja:

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Hernando Salazar Pacheco  11.12.25 09h25
Solução interessante. Porém, cabe lembrar dos alagamentos da Av Prainha. Isso vai ser resolvido antes? Por ser elétrico, esse BUD pode 'micar' numa situação de chuva intensa na região central...
2
1