Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2025
SERVIÇO SUSPENSO
10.10.2024 | 11h27 Tamanho do texto A- A+

Após derrota, Kalil corta benefícios de médicos da Rede Cegonha

Prefeitura nega interrupção e diz que medidas administrativas respeitam Lei de Responsabilidade Fiscal

Victor Ostetti/MidiaNews

O prefeito Kalil Baracat, que foi derrotado no último domingo

O prefeito Kalil Baracat, que foi derrotado no último domingo

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

A maternidade Rede Cegonha, no Hospital São Lucas, em Várzea Grande, fechou as portas na manhã desta quinta-feira (10) por falta de médicos ginecologistas. A interrupção dos trabalhos por parte dos profissionais se deveu ao anúncio feito pela Prefeitura na última segunda-feira (7) - um dia após a derrota do prefeito Kalil Baracat (MDB) - informando que “a concessão de férias indenizadas, horas extras e abono estão suspensos a partir de 07/10/2024”.

“O prefeito perdeu as eleições no dia 6 e, no dia 7, foi publicado o documento oficial anunciando que vai reduzir 50% do salário

 

A unidade, que é referência no município, tem encaminhado, segundo fontes, gestantes em trabalho de parto para outros hospitais em Cuiabá, devido à falta de profissionais.

  

Segundo um profissional da unidade, que preferiu não se identificar, os cortes anunciados pela Prefeitura representam aproximadamente 50% dos salários.

 

“O prefeito Kalil Baracat (MDB) perdeu as eleições no dia 6 e, no dia 7, foi publicado o documento oficial anunciando que vai reduzir 50% do salário de toda a equipe da saúde, incluindo os médicos”, disse o profissional.

 

“A maternidade está fechada por falta de ginecologista. Já vieram várias gestantes aqui, em trabalho de parto, e todas foram conduzidas para Cuiabá. Quem chegar aqui não será atendido.”

 

Segundo o profissional, a situação não é definitiva, e a maternidade pode ser reaberta quando o quadro de funcionários estiver completo.

 

“Não é uma greve. Foi anunciado o corte, e as pessoas estão pedindo demissão, não estão vindo. Agora, não tem nenhum concursado aqui. À noite? Não sei. Amanhã? Não sei. Quem é concursado é obrigado a vir, mas, se a escala não estiver completa, a maternidade continuará fechada.”

Reprodução

Maternidade fechada

Maternidade sem pacientes às 12h01h desta quinta-feira (10)

 

O primeiro documento anunciando o corte foi assinado pela secretária municipal de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, e endereçado ao secretário de Administração, Osvaldo Botelho de Campos Neto.

 

Além de anunciar a suspensão, o documento informa que “o terço de férias constitucional será pago proporcionalmente à quantidade de dias gozados pelo servidor”.

 

O vídeo

 

Em um vídeo registrado nesta quinta-feira (10), uma paciente denuncia a suspensão dos serviços.

 

“Olha só, galera, o prefeito Kalil, só porque ele perdeu, cancelou as cirurgias, os médicos. Então, aqui está uma situação precária. Mulher grávida, outra precisando de cirurgia, é precário o que Várzea Grande está sofrendo”, disse ela.

 

“Vergonhoso, Kalil, vergonhoso o que você está fazendo”. 

 

Veja: 

 

 

A prefeitura nega a suspensão de procedimentos e alega que as medidas administrativas adotadas no encerramento da gestão atual respeitam “as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

  

Confira a nota na íntegra:

 

Não procede as informações dos vídeos circulados nas mídias sociais que houveram suspensão em cirurgias na Rede Cegonha. Os profissionais estão atuando dentro da normalidade e rotina. Medidas administrativas adotadas em relação ao fechamento do último trimestre de 2024 que encerra a atual gestão respeitam as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a adoção de medidas mitigadoras para o processo de transição entre a atual e a futura gestão. O pagamento de salários do funcionalismo público é a manutenção dos serviços públicos da atual gestão estão garantidos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

fabio  10.10.24 13h38
se for uma retaliação comprovada ele tem que ser preso IMEDIATAMENTE!!!!!!!!!!
30
5
Valdeci   10.10.24 13h25
Kkkkkkk
5
3