Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
DEU NA "ÉPOCA"
27.12.2011 | 12h46 Tamanho do texto A- A+

Blairo Maggi agora é o novo "rei" da borracha no Brasil

Senador do PR amplia atividades empresariais e aposta em novo ramo da economia

Agência Senado

Senador Blairo Maggi (PR) investe na exploração de borracha para expandir lucros

Senador Blairo Maggi (PR) investe na exploração de borracha para expandir lucros

RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO

Conhecido mundialmente como megaempresário do agronegócio, destacando-se pela elevada produção de soja, o ex-governador de Mato Grosso e atual senador Blairo Maggi (PR) tem diversificado sua participação em negócios empresariais.

Proprietário do grupo AMaggi, que explora a produção de grãos em países da América do Sul e Europa - como Argentina e Holanda - e receita anual avaliada em R$ 3 bilhões, Maggi agora deixou de ser "rei" da soja para se transformar em "rei" da borracha, conforme nota divulgada pela revista Época, na coluna "Primeiro Plano", do jornalista Felipe Patury.

Duas aquisições elevaram Maggi ao posto de maior produtor de borracha do Brasil e, possivelmente, do mundo. Primeiro, adquiriu um seringal de 1 mil hectares do Banco Noroeste (hoje Santander), negócio que foi concretizado há uma década. Em 2011, foi a vez de ele adquirir mais 10 mil hectares que a empresa Michelin, localizada em Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá), dedicava à exploração de borracha.

Inicialmente, a proposta de Maggi seria substituir as árvores por soja nas áreas reservadas para exploração de borracha. Porém, desistiu do plano ao perceber que o látex se tornou mais rentável que o grão.

"O lucro obtido com 1 hectare de seringueiras é maior que a receita bruta da mesma área com soja. Blairo fez o inverso do que planejava: converteu lavouras de soja em seringais, que hoje já respondem por 8% da área plantada pelo grupo Amaggi", diz trecho da nota publicada pela revista.

Ao concorrer, em 2002, ao Governo do Estado, Maggi ganhou fama pela classificação de maior produtor individual de soja do planeta. Nos últimos anos, perdeu esse posto para o primo Eraí Maggi, também conhecido como "rei do gado", diante dos investimentos feitos em cabeças de boi.

Eraí também é proprietário de usinas hidrelétricas em municípios do interior de Mato Grosso.

Confira a íntegra da nota publicada na revista Época, que circula nesta semana nas bancas:

  

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Aldo Vicente Filho  28.12.11 10h31
Enquanto isso, o as pessoas mais pobres desse país tem que se contentar com um salário mínimo de R$ 622,00.
0
0
elaine  28.12.11 07h32
É por isso que não sobrou tempo para ele cuidar da saúde, da educação e da segurança públicos. Estava ocupado demais como empresário.
0
0
Angelo filho  27.12.11 22h28
oH! CICERO, TAMBEM NÃO PRECISA ESCULACHAR, AFE! ESSA DOEU ATE NO OSSO, NEM VOU COMENTAR NADA. mAS ESTE NOSSO POVINHO MERECE NE!!!
0
0
Santos  27.12.11 16h54
O seringal é uma cultura permanente! O ex-governador além de estar tendo maior ganho com o plantio, está realizando um reflorestamento importante para restaurar a sua credibilidade perante os órgãos de preservação ambiental e de seus eleitores. Agora ao invés de desmatar ele está plantando árvores. Parabens Senador!!!
0
0
Agenor Sales Fernandes  27.12.11 16h51
Também podera! O cara foi governador de MT, talvez, o Estado de maior potencial em riquezas naturais, não nos esquecendo da pujança no agronegócio o que lhe proporciona a qualidade de grande alimentador do Mundo. Tem riquezes que nem ladrão acaba! E, não tenho dúvidas de que, caso retorne ao Governo do Estado, certamente irá comprar muito mais terras, inclusive, extensivas ao Estado do Pará. Ele é o Cara o resto do nosso povo é tudo bobo!
0
0