O secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, e o contador-geral do município, Éder Galiciani, apresentaram na tarde desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal, os resultados das contas do primeiro quadrimestre da Prefeitura de Cuiabá.
A exposição técnica atende a uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e foi acompanhada pelo vereador Ilde Taques, presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária.
Nos primeiros quatro meses, foram arrecadados R$ 493.859.533,59 (quatrocentos e noventa e três milhões, oitocentos e cinquenta e nove mil, quinhentos e trinta e três reais e cinquenta e nove centavos), a partir dos tributos cobrados pelo município, que são IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).
Outro item ressaltado é que o Poder Executivo tem cumprido as metas de atingir os limites constitucionais em educação e saúde.
Nos primeiros quatro meses, houve uma economia de R$ 385 milhões aos cofres públicos, a partir da revisão de contratos que estavam vigentes — trabalho este que foi conduzido pela Comissão de Renegociação e Revisão de Contratos.
“A gestão do prefeito Abílio Brunini é pautada pela legalidade e transparência. Estamos dispostos a contribuir, naquilo que for necessário, com o Poder Legislativo para equilibrar as contas públicas e retomar a capacidade de investimentos”, ressaltou o secretário Marcelo Bussiki.
“Estamos trabalhando para organizar as finanças públicas. Sempre que houver a convocação do Legislativo para apresentar sugestões ou apontamentos, estaremos abertos ao diálogo”, disse.
O presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, vereador Ilde Taques, destacou o árduo trabalho da equipe econômica do Poder Executivo, pautado notadamente pelas ações de equilíbrio econômico para recuperar a capacidade de investimentos do município.
“Não é uma tarefa fácil revisar despesas para garantir um melhor fluxo de caixa. As demandas por políticas públicas são crescentes. O que vejo da equipe econômica do prefeito Abílio Brunini é uma disposição muito grande em construir um futuro melhor para Cuiabá”.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|