Cuiabá, Sábado, 14 de Junho de 2025
QUINTO
11.09.2024 | 08h52 Tamanho do texto A- A+

Disputa no MPE por vaga no TJ tem 8 mulheres e 1 homem; lista

Todos estão concorrendo à cadeira deixada pelo desembargador Paulo da Cunha, que se aposentou

MidiaNews

Fachada do Ministério Público do Estado, em Cuiabá

Fachada do Ministério Público do Estado, em Cuiabá

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Oito mulheres e um homem membros do Ministério Público Estadual (MPE) se inscreveram para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça Mato Grosso (TJMT) dedicada ao quinto constitucional. 

 

Inscreveram-se as promotoras Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, Lindinalva Correia Rodrigues, Januária Dorilêo, Valnice Silva dos Santos, Fernanda Pawelec Vasconcelos, Maria Fernanda Corrêa da Costa e Sasenazy Soares da Rocha Daufenbach, além da procuradora Eunice Helena Rodrigues de Barros.

 

O único homem a se inscrever foi o promotor Wesley Sanches Lacerda, chefe do Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco).

 

A vaga para o quinto constitucional foi aberta com a aposentadoria do desembargador Paulo da Cunha, que completou 75 anos fim de agosto. As inscrições tiveram fim nas últimas horas de terça-feira (10). 

 

Wesley é o nome mais cotado, nos bastidores, a ocupar a cargo por, entre outros méritos, ter se articulado à vaga desde o ano passado.

 

Como um levante, um grupo de promotoras se reuniu para se inscrever a vaga e tentar formar uma lista sêxtupla apenas de mulheres. 

 

A pressão feminina por equidade de gênero dentro do órgão ocorre após o Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso ter rejeitado a proposta de equiparação para a promoção de promotores para procuradores de Justiça.

 

À época, elas sustentaram que o MPE é um dos poucos órgãos em Mato Grosso que nunca foi liderado por mulher.

 

A escolha

 

Os oito nomes passarão pela análise do Conselho Superior do MPE, que monta uma lista sêxtupla a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça. 

 

Os magistrados vão reduzir a lista a três nomes, e os indicados serão submetidos ao crivo do governador Mauro Mendes (União). 

 

É a ele quem caberá a escolha final do novo desembargador.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

"Falo quando a lista estiver pronta", diz Mendes sobre vaga no TJ

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia