Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2025
CONDENAÇÃO
12.09.2025 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Fizeram com Bolsonaro o que tentaram fazer comigo, diz Trump

O republicano não disse se aplicaria novas sanções a autoridades brasileiras

Bolsonaro/X

O ex-presidente Bolsonaro, com Donald Trump

O ex-presidente Bolsonaro, com Donald Trump

JULIA CHAIB
DA FOLHAPRESS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) ter ficado surpreso com a a maioria formada no STF (Supremo Tribunal Federal) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela acusação de tentativa de golpe de Estado.

 

O republicano não disse se aplicaria novas sanções a autoridades brasileiras, como foi questionado, mas afirmou que o STF conseguiu com Bolsonaro o que tentaram fazer com ele próprio nos EUA.

 

"Eu assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido", afirmou, ao deixar a Casa Branca.

 

"É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Ele era um bom homem, e não vejo isso acontecendo", completou.

 

A condenação

 

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a uma pena de 27 anos e três meses na ação que investigou uma suposta trama de golpe.

 

Os ministros seguiram proposta apresentada pelo relator da ação, Alexandre de Moraes. O ministro Luiz Fux decidiu se abster, já que votou pela absolvição do ex-presidente. O regimento do STF permite, entretanto, que ministros que votam pela absolvição apresentem proposta de pena nesta etapa, mas ele não quis, justificando com "coerência".

 

Deste período, Moraes votou para que 24 anos e nove meses sejam de reclusão. Os outros dois anos e seis meses de detenção, além de 124 dias-multa de dois salários mínimos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Eduardo Gomes  12.09.25 09h27
Na pandemia que o povo conheceu que é Bolsonaro, tirando sarro e as famílias sofrendo pelas mortes. Tudo tem volta na vida. A casa caiu agora rsrarsrs
0
1