Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
VEJA MEDIDAS
01.03.2021 | 13h02 Tamanho do texto A- A+

Governo edita novo decreto e "fecha tudo" a partir das 19h

Aos sábados a proibição será após o meio-dia e aos domingos nenhuma atividade será permitida

MidiaNews

Atividades comerciais deverão ser fechadas às 19h de segunda a sexta-feira

Atividades comerciais deverão ser fechadas às 19h de segunda a sexta-feira

DA REDAÇÃO

O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM) anunciou novas medidas restritivas que visam frear o contágio da covid-19 no Estado. O novo decreto será publicado ainda hoje.

 

A principal medida diz respeito a proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h de segunda a sexta. Aos sábados a proibição será após o meio-dia e aos domingos, nenhuma atividade será permitida.

 

A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências) e indústrias. 

 

Ainda ficou estabelecido toque de recolher após às 21h (veja todas as normas ao final da matéria). 

 

O decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (1º), após reunião com os Poderes, instituições e prefeitos dos 141 municípios.  E será publicado nas próximas horas, quando começa a ter validade.

 

As medidas são impositivas para todo o Estado e valem para os próximos 15 dias. As regras podem ser prorrogadas, endurecidas ou flexibilizadas, conforme o resultado obtido. 

 

"Temos acompanhado o crescimento da pandemia de perto e o estrangulamento das UTIs. Por isso, somente em janeiro e fevereiro deste ano e agora no início de março, já abrimos 90 novos leitos de UTI para reforçar a nossa estrutura. Somos o estado que mais testa no Centro-Oeste por 100 mil habitantes. Distribuímos as vacinas e estamos tentando comprar de forma direta. O Governo está fazendo tudo o que pode, mas precisamos da ajuda da população para diminuir a circulação do vírus e essas internações", afirmou o governador. 

  

O Governo está fazendo tudo o que pode, mas precisamos da ajuda da população para diminuir a circulação do vírus e essas internações

Confira as novas medidas: 

 

- De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados, a proibição será após o meio-dia. Nos domingos, nenhuma atividade será permitida. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências) e indústrias. 

 

- Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local. 

 

- Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 22h

 

- O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente. 

 

- Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação. 

 

- Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público. 

 

- Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
14 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Claudemir   01.03.21 21h22
Quem vai fiscalizar em Cuiabá é o coronel salles que fez aglomeraçao no cemitério
29
0
Lenice Viana Pereira De DE CASTRO  01.03.21 19h30
O mais absurdo de tudo é que tomam medidas e mais medidas,e grande parte da população, principalmente os mais jovens,continuam se aglomerando "às escondidas " como se nada tivesse acontecendo!!!! E o trabalhor,principalmente da noite acaba sendo o mais prejudicado,como se o vírus tivesse horário definido pra atacar!!!Quanta hipocrisia!!!!
38
4
ALEXANDRE SALES BOTOF  01.03.21 17h46
não gosto da ideia de fechar comercio, mas infelizmente parte da população não esta se cuidando mas, as vezes medidas extremas são necessárias, tb não vou ser cego sabemos que vai existir essa pressão pq os governadores querem uma verba extra assim como foi ano passado e 90% dos governos houveram desvios comprovados
56
7
Welton Luiz  01.03.21 16h34
Parabéns Governador e prefeitos... Antes morrer de fome do que de covid. O povo não aprendeu com 2020. ESSa é a hora para as autoridades ter autoridade. Muitos se aglomeram, restaurantes lotados na pandemia... Mercados lotados, o que importa é o lucro. Se fossemos japonês, coreano ( disciplinados e concientes) estaria bem melhor. Parabéns. Muito fácil culpar os governantes. Não foram eles que fizeram o covid, vem da natureza ( do jesuis). É a guerra, chorar as pitangas não vale. Quem não aglomerou, viu aglomerar ao seu redor e não fez nada. Nada é pior que a morte, pode aparecer as costelas de fome, mas fique vivo. Lute depois, recupere tudo e muito mais.
66
81
Matias Lopes da Luz   01.03.21 15h28
Obrigado governador por se aliar a o governador de São Paulo Sr Doria para destruir o Brasil
127
159