O publicitário Caco Mesquita, marqueteiro da campanha do candidato a prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL), considerou a necessidade de uma adequação no formato dos debates eleitorais na TV.
Para ele, com a frequente comunicação dos candidatos nas redes sociais e na imprensa, a tendência é que a audiência nos debates seja cada vez menor.
“Os candidatos, durante duas horas, estão falando o que pensam; se defendendo e atacando. É muito desgastante. Será que as pessoas decidirão [com base no debate]? Até imagino que sim, mas entendo que cada vez menos dependem de debate para isso”, disse ao MidiaNews.
“Temos que achar outra maneira, que seja mais orgânica, tranquila, porque você tem um dispêndio de energia muito grande e cada vez menos gente vendo. Hoje, há um período menor de campanha e tem um debate quase a cada semana. Então, o desgaste torna-se maior”, acrescentou.
O marqueteiro também afirmou que os debates têm a tendência de se tornarem repetitivos ao longo da campanha, o que impõe desafios às equipes de comunicação.
“Vamos pensar que a eleição é uma novela: tem romance, humor, ação, trama principal... Dificilmente chegará ao último episódio com uma dúvida fundamental. O que dizer no último debate, que já não foi falado nos outros, que será decisivo ou bombástico? O debate é importante, mas temos que pensar sobre, porque convenhamos que ninguém aguenta”, afirmou.
“Pode ser que a pessoa tome a decisão porque o candidato, naquele turbilhão de raciocínio, errou uma palavra. Que trabalho enorme para chegar ao último debate e ver uma besteira. Muito injusto”, completou.
Nesta eleição em Cuiabá, a TV Vila Real realizou três debates, e a TV Centro América realiza o segundo na noite desta sexta-feira (25).
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