Cuiabá, Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2026
VEJA O RANKING
02.02.2026 | 08h40 Tamanho do texto A- A+

Mato-grossenses estão em 7º lugar entre os mais deportados por Trump

Levantamento aponta 88 deportados em 2025, período em que governo Trump intensificou remoções

UN Photo/Loey Felipe

O presidente norte-americano Donald Trump, que tem deportado imigrantes

O presidente norte-americano Donald Trump, que tem deportado imigrantes

PIETRA NÓBREGA
DA REDAÇÃO

Mato Grosso é o sétimo estado do Brasil com maior número de cidadãos deportados, em 2025, dos Estados Unidos no último ano. Os dados são do Aqui é Brasil, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e divulgado pelo Portal Metrópoles.

 

O estado registrou 88 deportações, o que representa 3,09% do total de repatriados.

 

Desde a criação do programa, em agosto de 2025, ao menos 3.113 pessoas retornaram ao Brasil via canais oficiais. Minas Gerais lidera a lista, com 52,46% dos casos, seguido por Rondônia (10,21%) e São Paulo (10,20%). Goiás e Espírito Santo completam as cinco primeiras colocações.

 

No primeiro ano do segundo mandato do presidente norte-americano Donald Trump, os Estados Unidos dobraram o número de deportações de brasileiros.

 

A Polícia Federal informou que 37 voos fretados pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE) desembarcaram no país em 2025, resultando na deportação de 3.526 brasileiros. O número é o dobro do registrado em 2024.

 

O perfil majoritário dos repatriados é de homens pardos, entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo. A região Sudeste concentra quase 80% dos destinos finais.

 

O Centro-Oeste responde por cerca de 10% dos casos, enquanto Norte e Sul recebem aproximadamente 4% cada. O Nordeste é a região que menos acolhe deportados, com apenas 3% do total.

 

Relatórios do ICE indicam que quase 287 mil ordens de remoção foram expedidas entre outubro de 2020 e dezembro de 2024. Cerca de 60% dessas ordens tiveram como alvo pessoas punidas exclusivamente por infrações administrativas da legislação migratória, os chamados "violadores da imigração".

 

Nas últimas semanas, o país americano tem sido alvo de protestos contra o ICE. O movimento, intitulado "ICE Fora de Todos os Lugares", critica as táticas de controle a imigração do governo de Trump e ocorre após a morte de civis em operações federais.

 

Veja o ranking:

 

trump

METROPOLES

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia